Dragon Ball - mangá

Akira Toriyama conseguiu! O autor deixou um legado que cativou e até hoje é aproveitado. Sua fama maior se deu com o anime Dragon Ball, que adaptou o mangá creditado a ele. Infelizmente se foi no dia 1º de Março de 2024, pegando muita gente de surpresa e com saudades.

Neste blog, com este, foram disponibilizados 3 textos relacionados à sua pessoa. O primeiro foi Dr. Slump - mangá, o segundo, Dragon Ball OVAs. E agora sua obra master, que lhe rendeu fama (e dinheiro).

____________________________________________________________________________________

Dragon Ball é um nome até histórico, pois muita gente assistiu, nem que fosse do canto do olho.

No Brasil foi exibido no SBT nos anos 1990 a fase em que eles eram crianças. Aquele desenho era diferente pois era duzolhão, tinha dose de comédia e um pouco de artes marciais.

Dizem que o SBT não exibiu tudo, pois não tinha comprado o resto da série. E é bem provável que seja verdade. Já que Dragon Ball iria apresentar o personagem Goku crescido.
------------------------------

Após o breve esquecimento de Dragon Ball, lá a Band exibiu um tal de Dragon Ball Z alguns anos depois.

Essa série surpreendeu o povo pois o meninozinho agora tava crescido e com o filhinho Gohan. Isso agradou porque apresentou continuidade e naturalmente criou laço com quem viu ele criança.
------------------------------

Nessa época foi o início de uma nova raça que dizem ainda existir por aí, os otakús. Nesse período saíram n animes e foi um verdadeiro estouro, sem exagero.

Pokémon, Digimon, Dragon Ball Z, Band Kids e outros animes, enfim, foi um efeito psicodélico que deixou consequências até hoje.
------------------------------

Dragon Ball Z tinha como característica violência sem cerimônia nenhuma. Era soco na barriga, pancada, chute. O terror da família tradicional brasileira.

Mesmo assim, era isso que o povo queria, né? Novela tô fora!

O sucesso foi tão grande que a saga Boo foi exibida pela Globo. Após o anime ficar sem novos episódios na Band. A Globo nem perdeu tempo e adquiriu, passando a perna na concorrência.
------------------------------

Com o suxesso dos olhões grandões, um novo mercado, e foi levado mais sério. Eram os mangás, esses mangás inclusive receberam divulgação na Band.

Iniciando essa aventura, saíram de cara dois famosos. O próprio Dragon Ball, e Cavaleiros do Zodíaco, que foi um êxito do passado. Ambos pela Conrad.

…………………………………………………………………………………………………………

Dragon Ball foi um dos primeiros títulos lançados na febre de anime. Atualmente a obra de Toriyama é posse da Panini

Dragon Ball editoras no Brasil
Na época da febre dos animes o mangá veio pela Conrad. A editora lançou o título duas vezes com as mesmas capas, coisa que aconteceu com CDZ também e outros títulos. Uma chance de completar a coleção ou iniciá-la.

A editora também tentou uma versão “Definitiva”. A mesma ia e vinha, entrava em hiato. Terminou não finalizando.

O tempo passou e a Panini foi lá e crau! Tudo meu!

Foi a última chance de levar por um preço acessível, que, sim, procurou se manter até o encerramento.

A versão mais recente é a Edição Definitiva que a Conrad tentou lançar. Mas a da Panini é chamada de Kanzenban, capa dura. Uma “revistinha” que antes você adquirir um carro do que o gibi.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dragon Ball mangá
Um pequeno review desse ícone das histórias japonesas, que, sim, vale a conferida marota, mesmo que você não goste do gênero. É sem dúvida uma obra-prima dos quadrinhos!
Parceria de sucesso e início de muitas aventuras!

- Goku criança -
O título começa com o Goku “criança”, a idade dele é incerta, mesmo aparentando ser um garotinho.

Bulma está à procura das lendárias Esferas do Dragão, que dizem poder realizar um desejo quando reunidas as 7.

Ela tem um radar e é herdeira da Corporação Cápsula, empresa gigante das tecnologias.

A aventura segue e é no estilo cartunesco, descompromissado, sempre em busca dessas benditas esferas.

Temos diversos personagens apresentados, o porquinho Oolong, o Yamcha, Pilaf. Aqui o tom é de comédia.

Marca de Dragon Ball, os torneios vão ocorrer durante toda a história

- Torneios -
Uma característica marcante e digamos autoral de DB são os torneios, que, acredite, tem durante toda a história.

Goku e Kuririn tão sempre participando, mas parece que só um deles tem uma perspectiva de ser bem forte. E é o próprio Goku, que mesmo pequeno surpreende a todos, inclusive seu Mestre Kame.

- Piccolo Daimaoh -
A saga “infantil” de Dragon Ball na verdade já apresenta Goku crescido, provavelmente com seus 16 anos. Seu primeiro grande vilão foi esse Piccolo. Ele no fim termina gerando o personagem recorrente da série. O Piccolo atual saiu de um ovo expelido da boca do “pai”.
……………….

- “Dragon Ball Z” -
Dragon Ball é só Dragon Ball, mas no primeiro anime fizeram essa divisão. Aqui Goku já tava crescido, se casou com a Chichi e teve um filhinho (ele ainda iria ter mais um).

Essa parte ficou marcada pela pancadaria e divisão clara em sagas. A seguir.

- Saiyajins -
Somos apresentados à origem de Goku, que na verdade é um et! kkkkkkkkkkkk

Nesta saga temos o sádico Vegeta, que era um vilão. E então começa uma corrida à procura das esferas do dragão, que vai ocorrer no planeta Namekusei.
Freeza é a saga mais eletrizante do mangá inteiro. A notícia de que reunir as Esferas do Dragão poderia conceder um pedido fez uma corrida nervosa no Planeta Namekusei
- Freeza -
Essa é a parte mais eletrizante de todo o mangá, é tão boa que você fica apreensivo a cada página virada.

Vegeta que era um malvadão no fim das contas é um pau mandado de Freeza, o que faz ele ter um ódio terrível por seu superior.

Acredite que nem todo mundo sabia dessa lenda das Esferas, quando a notícia saiu, meu amigo, foi a maior correria. Lá em Namekusei haviam esferas próprias, que eram bem maiores que as da Terra.

Freeza, o grande vilão, tinha o cu na mão de tanto medo por causa de uma história que existiam os Super Saiyajins, a raça de Goku era uma grande ameaça ao seu Império.
A saga dos Androides retoma a Red Ribbon, uma organização do mal que apareceu anteriormente na fase kids

- Cell (androides) -
Nas histórias de Goku criança havia uma organização chamada Red Ribbon. Essa organização se torna um perigo com criação de androides, e um em especial, o Cell.

Nesta saga o Goku morre e quem vence o vilão é Gohan, que consegue atingir o nível Super Saiyajin 2.

Dragon Ball é uma excelente leitura em formato mangá, contando uma história boa e deliciosa!
- Boo (final) -
Uma ameaça das mais ameaçadoras surge e parece que é a própria encarnação do mal. Boo é um ser que pode destruir o Universo! (eita!)

Boo tem algumas transformações e é uma criatura que não fala, mas tem um olhar assustador.

Quando Boo é derrotado, Goku pede para que ele volte como alguém bondoso.

O final é Goku encontrando essa reencarnação e levando-o pra treinar, para ser o mais novo defensor do Universo. (arrepiou)

Nesse final o tempo passou que até o locutor de todos os torneios envelheceu.

Good Bye!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A edição 1 lançada pela Panini foi ótima, ainda pegando tempos de banca. Hoje em dia não tem nem como comparar o preço de antigamente. Gibis estão caríssimos. Ah, sim, esta versão da Panini saiu sem censura, coisa que na Conrad algumas cenas foram vetadas, como algum mamilo polêmico

Nota sobre a edição simples da Panini:
Essa edição foi muito bem feita, tanto no encadernamento, quanto nas diversas curiosidades incluídas no fim de cada edição. Pra você que não sabe, por exemplo, Akira Toriyama procurou sempre dar aos seus personagens um nome que é referência a algo. Vegeta (Vegetal), Freeza (local onde se guarda os vegetais) etc.

Um excelente trabalho!
Obrigado pelos sonhos sr. Toriyama! Com este texto é encerrada uma homenagem trilogia de um carinha que conquistou o mundo fazendo desenho. Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas