Os OVAs antigos de Dragon Ball - Filminhos fáceis e marotos!

Akira Toriyama conseguiu! O autor deixou um legado que cativou e até hoje é aproveitado. Sua fama maior se deu com o anime Dragon Ball, que adaptou o mangá creditado a ele. Infelizmente se foi no dia 1º de Março de 2024, pegando muita gente de surpresa e com saudades.

Neste blog estão sendo disponibilizados 3 textos relacionados a ele. O primeiro foi Dr. Slump - mangá. Até mês que vem!


____________________________________________________________________________________

Dragon Ball foi o maior sucesso de Akira Toriyama. O gênero anime sempre rende produtos variados além do principal. E com DB desde o título antigo, quando eram crianças, foram feitos os chamados OVAs, vídeos extras que normalmente são “por fora”. Sem streaming, eram pra ser adquiridos ou locados. Não eram da programação normal de TV.

Caso você esteja querendo dar um detox e gosta do formato antigo de anime, ou mesmo é um admirador casual desses guerreiros, tá valendo conferir! São vários, então vão ser mencionados apenas alguns, apenas pra visualização, mas se você tiver acesso, tá valendo conferir tudo.

Opa, vamos observar que no geral são bons sim, mas alguns podem ser um pouco mais “lentos”. Nada que desmereça.
-------------------

Visão geral
Bom, esses OVAs muitas vezes são descompromissados e portanto não fazem muita ligação com a trama original. Isso pra não dizer que não fazem ligação, e ainda vão contra a trama. (mas tem gente que insiste em colocar as brechas para a possibilidade de ter elo com a história corrente)

Os OVAs de Dragon Ball (criança) são um pouco mais chatinhos e ainda tentaram colocar elementos da fonte, mas sempre deixando furo ou indo contra a história.

Dragon Ball Z entregou diversas pérolas e sem dúvida fizeram o gosto do público com o formato “direto ao ponto” com ação e porradaria.
-------------------

Os OVAs no Brasil
Se você viveu aqueles saudosos anos 2000, época em que anime estourou e DBZ até o seu pai dava uma confiscada pra ver o próximo capítulo. Você que frequentava a banca e ia direto pros mangás, sem olhar as revistas Hentai, Sexy e Playboy. Deve ter visto e, quem sabe, comprado as edições que vinham com VHS lançadas pela Abril.

Pois então, os títulos saíram pra quem de repente tinha o dindin, e quem assistiu gostou!
-------------------

OVAs que vão ser mencionados aqui
Bom, não vão ser mencionados todos porque é uma certa variedade, mas vão ser mostrados “3” (aspas) pra uma ideia geral do formato.

1 - para Dragon Ball (criança)
2 - DBZ sem ligação com a trama
3 - DBZ com ligação com a trama
-------------------


O caminho do poder saiu na época do GT e é comemoração aos 10 anos do anime (1996)
1 - Dragon Ball (criança)
Dragon Ball - O caminho do poder

Este filme na verdade veio na época do GT, mas saíram alguns na época de DB mesmo.

Aqui é uma reconstrução do início, desde quando Goku conheceu a Bulma e alguns vilões Red Ribbon. Tem o Yamcha com medo de mulher, o Oolong etc.

Esses filmes relativos à fase inicial infelizmente são um pouco mais chatinhos comparados ao Z. Essa ideia de recontar o início já tinha inclusive sido feita no filme A Lenda de Shenlong, sim, repeteco.

Em O caminho do poder é interessante dar uma conferida nos diversos memes e cenas famosas da fase kids. Aqui você tem até uns fanservices de mulher. Exemplo a cena em que o Goku investiga a falta de volume na Bulma. E a frase “Eu não quero tocar na sua bunda suja”.

Longe de ser dos melhores mas vale pra dar um refresh no início.



2 - DBZ sem ligação com a trama
Trilogia Broly
Esse personagem caiu tanto no gosto do público que futuramente foi tratado como canônico. E sem exagero é uma ótima trilogia!

Broly caiu no gosto que virou um personagem canônico

1 - O Poder Invencível: o filme 1 é um pouco mais longo e mostra um lendário guerreiro com tanto poder que é preciso controlá-lo pra que não saia destruindo tudo. Broly tem uma aparência selvagem que praticamente não fala uma palavra.
Na história seu pai usa uma tiara pra que ele não se descontrole e se o bicho destrambelhar sai de perto!
Uma das causas para sua grande fúria é a de que era vizinho de berço do Goku quando nasceu e enquanto Broly tentava ficar calmo, Goku era um chorão e isso o perturbou.
Broly tem sua forma normal, um rapaz de longo cabelo e com jeito calmo, mas, quando se descontrola, cresce, fica bombado e assustador, o cara sai quebrando tudo!


Os filmes 2 e 3 de Broly dão destaque para a dupla de crionças Goten e Trunks

2 - A Volta do Guerreiro Broly: Broly não morreu não! O filme 2 avança no tempo e possui a abertura que passou na Globo da fase final de DBZ, a do Boo. Se você assistiu deve saber de uma dupla que roubou a cena no anime, sim, Goten e Trunks.
O filme tem a participação da namoradinha do Gohan, Videl. E assim como ocorre nos outros OVAs eles tão buscando as esferas.
Esses filmes tão valendo muito assistir no idioma BR. Há um cara, suposto “curandeiro” e a dublagem tá muito engraçada. Ele fica falando “Tchama tchama”😅. E é voz do Ikki CDZ.
Neste, bem como no 3, há bastante dose de comédia, principalmente pela dupla de kids. O Trunks chega a mostrar a bunda.
Os 2 também não sabiam quem era o Broly.
E pra derrotar, um trio consegue a façanha - na linha do tempo Goku estava morto. Então recriam uma cena da fase Cell, quando Gohan faz o Kamehameha com seu falecido pai. Mas aqui vêm três, incluindo o Goten como novo integrante.


Vilão em forma gosmenta? Yes, nóis quer!

3 - O Combate Final: parece que o Broly morreu no filme anterior, não é? Pois bem, neste encerramento de trilogia temos mais um participante que vem roubando a cena desde a fase Cell, o Mr. Satan.
Alguém do passado obscuro dele vem querer fazer chantagem. Esse cara trabalha com investigação genética.
E olha quem apareceu de novo! o “Tchama tchama” voz do Ikki. Ele coletou sangue do Broly e portanto replicaram ele.
Mas uma cagada lá nos laboratórios deixou o vilão numa forma toda gosmenta. E é esse o chamado Bio-Broly. Um negócio bem esquisito.
Neste filme temos a participação de novo da dupla dinâmica Goten e Trunks, e portanto um pouco de comédia.
Este encerra o personagem. E a trilogia é um dos melhores filmes dos OVAs de DBZ.

Temos outros OVAs memoráveis sem ligação com a história, como exemplo, o irmão do Freeza. Esses OVAs mesmo sem elo com a trama principal são perfeitos pra você passar a tarde vendo e um verdadeiro purgante pra sua mente!



3 - DBZ com ligação com a trama
Há 2 filmes com ligação com a trama, sem quebrá-la, mas vai ser mencionado só 1, que é o filme do Trunks do futuro.
O outro filme você sabe, é o Pai de Goku, muito bom também.

História que ocorre como extra no mangá. Ótimo filminho e ainda com drama. Confira o Pai de Goku também!

Gohan e Trunks, os Guerreiros do Futuro
Trunks marcou bastante o público aqui no Brasil. A exibição de DBZ foi acompanhada com entusiasmo, mas o anime era comprado em partes pelos contratos. Provavelmente deu uma estancada após a derrota de Freeza. E finalmente veio a Saga Cell.

Trunks surge como um personagem misterioso e faz picadinho do vilão que anteriormente deu trabalho (fez mais picadinho do que já tava🤣🤣🤣🤣).

Ele conta que veio do futuro pra entregar um remédio pro Goku, pois ele ia ser acometido de um mal e viria a falecer.

O OVA entrega sem rodeio o Goku morrendo, o Trunks ainda era um bebê.

Depois disso só ficaram o Trunks e Gohan como guerreiros Z. O filme vai se desenrolando, principalmente pelo sadismo dos Androides 17 e 18.

Essa história também ocorre no mangá, caso você não saiba. Mas é do tipo especial one shot.
Diferente da animação, não se entra em muitos detalhes, é realmente rápida, de se ler num piscar de olhos.

-------------------

CONCLUSÃO
Se você curtiu na televisão o DBZ vai ser um deleite ver esses filminhos, são feitos mesmo pra desopilar. Não se levam a sério, não tem pretensão. E mesmo indo muitas vezes contra a história principal não se desmerecem.

Se você quiser, dá até pra maratonar facinho, uma experiência degustativa!

Rest In Peace, senhor Toriyama! Thank you!🙏🏻

Comentários

Postagens mais visitadas