The Spirit (série 2007 - Panini)
Bom, nesse período por volta de 2007 tivemos títulos diversos, muitos inclusive filmes bons. Adaptando não só o padrãozinho super-herói. A seguir, alguns pra você saber que saíram: 300, Sin City e The Spirit.
O mercado americano que não é besta nem nada sempre dá um jeito de incluir logo no pacote diversas mídias, portanto lá fora saíram novas hqs.
O personagem é antigo, do consagrado Will Eisner. Nada melhor do que um reboot para uma nova leva de povinho.
-------------------------------------
Reboot que você encontra sob o título The Spirit 2007 series |
O reboot
Esse reboot trouxe o nome principal de Darwyn Cooke, infelizmente já falecido - e vale a pena dar um google na sua arte.
O personagem é um detetive, cuja identidade é “anônima” e a pessoa por trás dele na verdade foi dada como morta.
Will Eisner é considerado um dos maiores responsáveis pelo formato quadrinho. E em Spirit ele adotou um jeito mais popular, digamos assim - um dos maiores pesos na mídia são os próprios super-heróis.
Nas novas histórias, que foram lançadas desde o número 1 original pela Panini, vamos saber um pouco de onde veio. Somos apresentados também ao universo básico dele, com personagens recorrentes.
-------------------------------------
A edição da Panini
A editora inicialmente anunciou 6 volumes completinhos (fechado), mas só foi até o 5.
Calma, se você porventura não leu. No final da 5 eles anunciaram “As Novas Aventuras”, que nada mais era do que a continuação das edições originais. Depois o título simplesmente sumiu.
Eles também lançaram uma revista chamada Batman & The Spirit.
Neste texto só vai ser falado da edição normal, esse do Batman tá fora!
As histórias são todas completas e na verdade não se propõem a ter continuação. Porém uma ou outra edição dá um conto que faz ligações na linha temporal.
Exemplo, a origem do próprio Spirit e o vilão dele, que é um sujeito misterioso, o Octopus.
-------------------------------------
The Spirit (história)
Se você já se deparou com o personagem aleatoriamente, principalmente no reboot, deve ter visto ele como um mulherengo. Um gibi com belas mulheres.
Sim, tem isso.
A história é do detetive Spirit, ele trabalha numa agência com seus amigos Comissário Dolan e sua filha loira Dolan (os dois têm um crush).
Também temos o taxista (não tinha Uber😂😂😂😂😂) Ébano Branco, ele é o responsável por transportar o herói.
Nessa edição da Panini dá pra ler que é uma beleza sem precisar criar muito vínculo entre uma revista e outra. Por sinal, veja que “As Novas Aventuras” dá uma ideia de edição solta.
As histórias são como no próprio canto da capa anuncia “Ação, Mistério, Aventura”.
The Spirit é um homem bonito com seu belo corpo forte, ele dá uns sopapos nos meliantes, eventualmente cai em “tentação” e investiga os diversos casos.
-------------------------------------
The Spirit (edição simples) e As Novas Aventuras
As duas revistas são contínuas, apesar de soar como diferentes. Você acaba as simples e então a continuação vem nAs Novas Aventuras. É certo que quem comprou e não leu pensou que houve alguma falha. A editora anunciou 6 volumes.
A número 5 veio mais cara, e mais volumosa. As Novas Aventuras é um encadernado popular, formato brochura.
Na época, a divulgação principal era de que As Novas Aventuras trazia o nome de Sergio Aragonés (vamos vender). Se você não sabe quem é, ele faz uns desenhos cômicos pra revista MAD, mas longe do estilo normal de hq.
E olha só, ele apenas assina o roteiro!🤣
……………
A Panini prometeu concluir em 6 volumes. Mas caso você não tenha lido o exemplar, na verdade foi continuado na revista As Novas Aventuras |
The Spirit (edição simples)
Aqui temos um pouco mais de “seriedade” na trama, somo apresentados de cara à 4 mulheres que rondam o personagem
1 - Ellen Dolan: filha do Comissário Dolan, loira e sempre tá perto do protagonista
2 - P'Gell: atraente mas perigosa
3 - Silk Satin: trabalha em agências federais da polícia
4 - Sand Saref: primeiro amor do protagonista, pegou uma raiva dele porque o tio contou uma piada e terminou resultando na morte de seu pai.
Pois é! O Spirit já teve seu coração roubado! |
Nessas histórias também temos a origem do Spirit. Sim, ele morreu! Mas como voltou?🤔
Além do vilão principal Octopus há história com um personagem de origem parecida com o Spirit, ele voltou que nem um zumbi, se chama El Morte.
……………
Esta edição foi muito divulgada com o nome de Sergio Aragonés, mas ele assina os roteiros, não tem arte dele! |
As Novas Aventuras (Sergio Aragonés)
A nova edição, que pode ser lida separada, entrega mais um compilado das edições originais.
Sergio Aragonés assume os roteiros, sempre em parceria, a partir de algum número. Apesar de não desenhar, dá pra perceber um tom mais cômico.
Também vemos um pouco mais do jovem taxista Ébano Branco em ação, constantemente querendo passar na pizzaria.
-------------------------------------
PERSONAGENS
Alguns personagens, não vão ser mencionados todos.
- The Spirit: é um homem jovem que agora vive no anonimato (e se ele precisar dizer o CPF?). Mostrado corpulento, bonito e frequentemente cantando gatinhas, ou as próprias se derretendo pra ele. Muitas vezes usa máscara, mas há uma cena ou outra sem. Mesmo sem super poder ele dá umas porradinhas nos bandidos e obviamente sempre vence.
Comissário Dolan tem um rosto engraçado e arranca riso com suas trapalhadas🤣 |
- Comissário Dolan: amigo do Spirit, é um senhor sisudo procurando solucionar os casos sem ajuda dele, mas nunca resolve. Nas narrativas de Sergio Aragonés ele tem um tom bem cômico, ainda mais com a ajuda do ilustrador. O desenho dele é queixudo, usando um bigodinho.
- Ellen Dolan: filha do Comissário, é loirinha e muitas vezes mostrada como crush do protagonista.
NAs Novas Aventuras Ébano Branco tem um lado cômico, pois vive pedindo pra passar na pizzaria |
- Ébano Branco: garoto negro, não dá pra saber exatamente a idade dele, no desenho parece um adolescente talvez até de 13 anos. Mas ele dirige o táxi que leva o Spirit pra lá e pra cá. Nas edições simples é mostrada como começou essa parceria. NAs Novas Aventuras ele quase sempre tá perguntando se dá tempo de passar na Pizzaria (pô Spirit, eu quero comer pizza!).
Octopus: arqui-inimigo. Em nenhuma dessas histórias dá pra ver exatamente quem ele é. Sabe aqueles desenhos infantis que não mostram o rosto de alguém? É parecido. Em uma das histórias parece que ele usa várias máscaras, e não dá pra saber quem é. Esse personagem aparece uma vez ou outra.
-------------------------------------
Vale a conferida!
Edições no Brasil são normalmente canceladas de forma rápida, e lá fora continuam. Você não quer se entupir de revistinha, né? Então esse apanhado dá uma ideia satisfatória do universo.
Esse reboot mistura o jeito antigo com um pouco de modernidade, internet etc. Então mesmo se passando no tempo atual, eles colocaram um formato totalmente retrô - Darwyn Cooke -, roupa, ambiente. É bem interessante e é boa dica de aventuras. Ainda mais que são do tipo crônica, sem laços imensos ligando tudo.
Ótimo título! Se você pesquisar, a série de 2007 durou lá fora até o número 32, data Outubro/2009 |
Comentários
Postar um comentário