Tenjho Tenge - mangá

Houve uma época de ouro das hqs, com preços “compráveis”. Isso foi dos anos 2000 até parte dos anos 2010.

Um formato que atraiu público foi o mangá, embalado pela febre de DBZ e outros, passaram a ser publicados com sucesso.

Mas era muita revistinha mesmo! Pra citar, um saudoso site chamado LigaHQ, que tinha um catálogo imenso e você comprava com frete grátis (se era cobrado, era valor simbólico).

As principais editoras trouxeram um montão de títulos. Mas vale lembrar que nem todas eram tão compromissadas. A JBC sempre procurou manter a qualidade e nesse período saiu um montão de gibi japonês. Mas você não tem ideia, eram toneladas na banca da esquina. Em uma semana sua casa ficava entupida se você quisesse comprar tudo.

E o preço também não era tão exorbitante como é hoje.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

N 1 e já entrega uma calcinhazinha

TENJHO TENGE (TENTEN), um mangá com jeitinho safadinho hmmmmmm
Na época de lançamento o marketing foi sobre o autor Oh! great, que vinha do ramo dos hentão.

A premissa é Escola de Ensino Médio com fights. Mais abaixo veja o que você poderá encontrar, é bom ou ruim?
……………..

O enredo
São dois protagonistas no início, Souichiro Nagi e seu amigo Bob, um negão. Chegando na Escola Tôdo, eles que se achavam os tais, na verdade são uns fracos.

Terminam fazendo amizade com o trio a seguir: Maya e Aya Natsume (irmãs mais velha e nova), e o Masataka Takayanagi. Os três fazem parte do Clube Juken, que é uma oposição à equipe mais forte da escola, o Comitê Executivo.

Esse é apenas o início que nem tinha muita história, mas de onde vai tirar proveito de um “enredo” assim?
……………..

O enredo - parte 2
Depois disso o autor vai colocando um pouco de história, até aqui era só o ringue pra lutar.

Do nada uma narração flashback sobre a origem de diversos personagens, principalmente da Maya e o irmão do Masataka, o Mitsuomi.

Esta parte ficou muito boa. Mas já deu uma degringolada, que vai acontecer futuramente. No final de cada edição há um texto de humor com o pequeno Gurekichi, onde ele dialoga com a sua editora, e uma reclamação é que são 3 edições sem nenhuma participação dos ditos protagonistas, o Soichiro e Bob (o Pequeno Gure chega a dizer em algum momento que fica cheio de ideia e isso deve atrapalhar sua precisão).

Gure ou Gurekichi é o autor se apresentando nos finais do mangá

……………..

O enredo - parte 3
Após essa parte também há umas visões do passado, mostrando que a trama toda já ocorria desde os tempos dos samurais.

O autor infelizmente não foca muito em alguém específico e os desenhos também não são muito distintos, então fica meio confuso. Sim, mais uma parte com os protagonistas “sumidos”. A essa altura você se pergunta quem é realmente o principal da história toda.

Na verdade, aqui há um destaque para a Aya, já que é ela que tá vendo o que aconteceu.
……………..

O enredo - parte 4 e final
Após toda essa saladada vamos chegar nos finalmente, há sempre uma “grandiosidade” pretendida, sobre um “grande” evento pra decidir o destino sabe lá de quem. E aí, peidei💨, o mangá acaba.
……………..

CONCLUSÃO
O autor vendeu seu peixe. Mas se você de repente for ler, não dá pra ficar se prendendo a detalhes. A história se perde em várias narrações e personagens e não consegue no geral focar.

Sempre procurando descrever um evento, que no fim não chega a lugar nenhum.
……………..


Uma capa bascaninha aí pra você!

Oh! great
O autor na verdade é até prestigiado lá na sua terra, ele já ficou responsável por desenhos de videogame. E ainda trouxe essa fama de ser dos hentai.

----------------

PERSONAGENS
Um pequeno guia pra visualizar quem faz parte dessa história

.Principais:
- Soichiro Nagi: suposto protagonista, como Maya o chama, “molecote”. É todo bestão, mesmo com a peituda da Aya de perna aberta pra ele.

Esse é o cara de pamonha que supostamente é o protagonista


- Bob Makihara: algo incomum em série japonesa, ele é um negão (e com tripékkkkkk). Melhor amigo do Nagi. Ao contrário dele, tem namorada e constantemente tá no rala e rola.

Negão em mangá. Sim! Namora uma branquela e ainda possui um terceiro dote além de suas duas pernas


- Maya Natsume: a irmã mais velha comparada com Aya, é das mais carismáticas. Ela é do tipo “sabedoria”. Procura ter mais cuidado na equipe.

Maya e seu cabelo de antena. É uma das personagens mais relevantes e carismáticas


- Aya Natsume: a irmã mais nova. Mesmo com o Nagi tendo zero de qualidades, é pra ele que ela quer dar!kkkkkkk Possui poderes do além chamado de Olho do Dragão, em que ela pode ver o futuro ou passado. Tem elo com a espada herdada da família, a Reiki.

A irmã também gostosinha, chama atenção pela vista frontal. Entendeu?


- Masataka Takayanagi: é um garoto forte, embora não aparente, infelizmente é o caso clássico da “friend zone”. O cara podia dar carro, chocolate e iate pra Aya, que ela sempre ia querer o Nagi :(

Masataka é um garoto habilidoso, forte, inteligente e simpático. Mas se depender da Aya fica só na bronha!

,,,,,,,,,,,,,,,
Outros personagens
Há vários outros que aparecem, aqui vão ser mencionados só mais 2
- Mitsuomi Takayanagi: ele tem bastante importância na história pois, assim como a Maya, também vem do passado. Eles até eram namorados. É uma espécie de malvadinho, mas que tá querendo tomar uma atitude na situação.

Mitsuomi chama atenção na história e foi namorado da Maya em algum passado


- Bunshichi: um dos mais carismáticos da história toda. A essa altura você deve tá se perguntando como esses marmanjos tão ainda no Ensino Médio. Bunshichi é o único mencionado que se atrasou. Se bem que nessa escola a aula mesmo é só de artes marciais.

Pela cara já dá pra ver que não é tão novo. Sendo marmanjão e ainda frequentando a escola, sonha em concluir o Ensino Médio 😳


___________________________________________________________________________

Pelo marketing e capas dava uma vontade de conhecer TenTen, ainda mais pelo conteúdo safadinho. Mas no fim não entrega muita coisa. Pelo contrário, entrega uma grande confusão, uma verdadeira b*ceta!

O mangá rendeu 22 volumes e está encerrado. Mas se você for ler, vai notar que não houve uma boa conclusão (e nem desenvolvimento). Mas é isso aí, né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (O filme da banda)

Viewtiful Joe (anime)

Monk: Um Detetive Diferente (série 8 temporadas)