Ranma ½ (mangá)

Ranma ½ é um excelente título japonês, cuja autoria é de Rumiko Takahashi. A história consiste em comédia e ação.

Ranma é o protagonista e se transforma em mulher quando recebe água fria, pra voltar a ser homem tem que levar água quente. Misteriosamente sempre tem um bule com água quente nas diversas situações (nonsense).


A AUTORA RUMIKO TAKAHASHI
TALVEZ não seja um Akira Toriyama (Dragon Ball) ou Masami Kurumada (Cavaleiros do Zodíaco) em termo de ser reconhecida.

É provável que sua obra mais famosa seja o InuYasha, um nome bem conhecido no público otaku. Mas aparentemente não associam ao nome da autora.

Ranma ½ não é muito mencionado.

Outra obra mais famosinha dela é um tal de Urusei Yatsura, chamado de Turma do Barulho no Brasil.

Rumiko Takahashi é excelente e está nos top, ela é daquelas que valem ouro! Não se encontra por aí todo dia.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mangá de Ranma no Brasil
Mangá teve um formato mais sólido lá pelos anos 2000 quando houve uma explosão de animelândia na tv aberta.

Um dos desenhos que mais fez sucesso e lembrado até hoje foi Dragon Ball Z, pegando até os tiozinhos barrigudos do buteco.

A partir daí que os quadrinhos japoneses viraram um negócio com retorno e tratado de forma mais séria.

Maaaaaaas, sim, já houve mangás antes. Um exemplo foi o Akira, publicado no formato americano, colorido e no sentido normal. A história é que foi uma verdadeira novela pra concluir, demorando anooooos!

Ranma também já havia sido publicado antes da JBC. Porém não foi concluído e sabe lá a procedência, se estava na ordem etc.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Anime na TV Aberta
Ranma ½ foi exibido na TV Aberta em um canal “alternativo” (e muito bom por sinal). Esse canal era todo voltado pra cultura jovem. Programação? Videogame, música e anime. Você pode pensar que é mentira, mas existiu! Globo, tô fora!

Ranma veio num horário voltado só para os animes, inclusive passava quase meia-noite. Pra citar, foi exibido Samurai Champloo e Trigun. Tudo com dublagem maravilhosa brasileira.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mangá pela JBC
Algum tempo após a exibição na TV a JBC trouxe o mangá no formato tradicional, encadernado tanko e completo.

Demorou quase 4 anos pra completar os 38 volumes (pulou alguns meses). A editora até falou que quebrou uma maldição do título, pois finalmente foi completo.

O primeiro volume data de Setembro de 2009. O anime na TV Aberta foi em 2007.


………………………………………………………………………………………………………....
VAMOS AO MANGÁ
A seguir, um apanhado sobre Ranma. Se você tiver interessado ele é muito bom. Sem dúvida um dos melhores nomes japoneses. É tão bom que é uma espécie de obrigatório.


RANMA ½
Começa com Ranma e seu pai indo à casa da família Tendo. O chefe da família, que consiste no pai e 3 filhas, diz logo às suas herdeiras que tinha feito um trato com seu amigo. E uma delas ia desposar o filho dele.

Com essa situação totalmente inusitada, as 3 vão logo jogando uma pras outras. Resumindo, ninguém queria (e nem sabia quem era).

Ranma e seu pai chegam, mas pra surpresa geral, uma menina e um panda (?).

É explicado sobre a maldição das fontes Jusenkyo. Um local onde os 2 foram treinar e se você cair em alguma delas termina amaldiçoado. No caso de Ranma, vira mulher. O pai vira panda. Pra ficar normal de novo, é preciso levar água quente. Frio transforma e quente volta ao original.
_____________________________
Mesmo com as 3 se empurrando pra não ficar noiva, terminaram jogando pra 1 essa “tarefa”. A doce, meiga e também esquentada Akane. Uma garota adorável mas que se for preciso dá um cascudo.
_____________________________
Akane quando é mostrada indo pra aula todo dia tem que lidar com um bando de marmanjo babando pra conseguir sua mão.

Após um pouco de mais “seriedade” no compromisso de Ranma e Akane, os marmanjos pararam de ficar implorando pela jovem.
_____________________________
A história mesmo com romance tem também muita ação e ainda comédia. Mesmo sendo de uma autora, também é cheio de nudes, peitos pra ser mais preciso (se bem que muitas vezes é do Ranma🤭🤭🤭🤭🤭)

O romance na verdade algumas vezes é apagado e o correr é de ritmo, luta, humor etc.

A trama é que nem o ditado “Quem desdenha quer comprar”. Ambos nunca se assumem de vez que gostam um do outro, mas demonstram muito respeito, algo importante em relacionamento.
_____________________________
Ganhar um noivado assim do nada tá bom demais, né? Mas temos outros personagens que são gamados neles. Do Ranma principalmente, se ele tem uma prometida, há inúmeras outras que são caidinhas por ele. Mas não esquenta, que ele não vai trair a Akane.

Ranma tem muitas garotas gamadas nele mas apenas Akane o completa!😉

Akane também tem alguns pretendentes. Mas também não tem o menor interesse nesse povo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O formato de Ranma é no tipo crônica, ou tirinha em forma de quadrinho, digamos assim. São histórias diversas cotidianas e poucas vezes passam de 1 volume.

A autora teve muita liberdade pra fazer diversos contos e sem precisar tá sempre amarrando uma linha do tempo.

O cenário é China e Japão.
…………………..
…………………..
…………………..

Elenco

PERSONAGENS
Alguns personagens pra se ter uma visão, não vão ser mencionados todos, e até alguns de destaque vão tá de fora. Mesmo assim, um apanhadinho para ilustrar.



Ranma e sua versão feminina

Ranma Saotome: levando o título, ele é um rapaz que caiu na maldição de se transformar em mulher. Ranma é excelente. Não à toa protagonista. Ele é mostrado como bonito, por isso muitas moças têm interesse nele. É orgulhoso (amor próprio). Tem virtude. Possui muita consideração pela garota pretendida, a Akane. Nunca que Ranma ia trair ela.

Akane, mocinha simpática e bastante forte!

Akane Tendo: a garota pretendida. É mostrada como uma espécie de mocinha, é a mais nova das irmãs. Mesmo sem confessar de vez o amor por Ranma, faz o que é possível por ele. Ela treina artes marciais, e quando tá estressada procura tirar a raiva com seus golpes. Teve vários rapazes interessados, mas parece que o Ranma é o escolhido.

Genma Saotome: pai de Ranma. Ele só chama o pai de velho!🤣🤣🤣🤣 É um homem maduro, amigo do chefe da família Tendo desde tempos sabe lá de quando. Qualidades? Ele é cínico, seus golpes consistem muitas vezes de correr (principalmente pra não pagar restaurante). Ele é dos mais hilários.

Família Tendo

Soun Tendo: pai das 3 irmãs Tendo. Amigo de Genma. Solteiro viúvo. Não ganha tanto destaque, mas ele gosta de dar uma bronca no genro se ele pensar em algo errado. É um homem da família.

Ryoga é um dos personagens mais recorrentes. Digamos que seja o "Vegeta" de Ranma, pois são rivais

Ryoga Hibiki: Ranma digamos que não tem muitos amigos, são amigos mas também concorrentes. Ryoga tem uma rivalidade com ele e também é amaldiçoado, se transforma num porquinho. Akane nunca descobre que ele é o P-chan. E Ryoga também gosta da Akane. Mostrado como tímido e solitário, quase pelo final ele acha uma espécie de companheira. Um de seus defeitos é a falta de noção de lugar, se você disser “siga em frente” ele vai dobrar à direita.

Mousse: outro amigo/inimigo de Ranma. Mousse é apaixonado pela Shampoo. Mas não é nem um pouco correspondido, ele é humilhado pela garota. Mousse tem como característica não enxergar nada sem os óculos. Também se transforma num pato branco. Sua técnica consiste em guardar vários itens nas mangas, ou debaixo das asas se tiver transformado.

As outras irmão Tendo
Nabiki: irmã do meio. É uma moça esperta, pois sempre pensa em tirar vantagem de tudo. Você quer fotos sensuais da Ranma? Me dê dinheirinho. Ela é muito cômica e “carismática” por isso.
Kasumi: é uma das personagens mais apagadas de toda história (vale dar um desconto, pois são muitos). Irmã mais velha, é o exemplo de doçura e feminilidade. Nunca ninguém viu ela com raiva. No começo mostra um romance com um médico, Dr. Tofu. Esse médico também só aparece no começo e depois some.

O Guia de Jusenkyo: um homem cômico, ele vive nas fontes amaldiçoadas e fala com sotaque chinês. Toda vez que alguém cai na fonte ele diz o nome dela e a tragédia que aconteceu com o afogamento, resultando na transformação correspondente. No final é mostrada uma filhinha (sim, ele tem uma filha).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os volumes lançados

Ranma é muito divertido e vale dar uma conferida se você gosta de quadrinho. Não é preciso ser o otakão fanático. A autora Rumiko Takahashi é uma verdadeira pérola no mundo de hq. Sim, uma das melhores.

O mangá só foi lançado uma vez pela JBC, felizmente completo. O preço da época ainda tava acessível, R$10,90.

Ranma é uma verdadeira leitura, não são apenas brigas do estilo shonen. Ele exige um certo tempo pra cada edição. E por isso mesmo, foi muito bem trabalhado.

Recomendado!

Volume final. Felizmente concluiu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (O filme da banda)

Viewtiful Joe (anime)

Top 10 - Personagens mais carismáticos dos animes/mangás