|
A número 1 já começa com um dos mais emblemáticos, e até apresentáveis (pra não dizer o contrário), personagens, o Bob Cuspe💦
|
Antologia Chiclete com Banana foi um projeto da editora Devir de compilar o melhor da revista homônima e alguns derivados que saíram na época.
A ideia foi perfeita! Era vendida na banca mais próxima. O preço tava mais ou menos, contudo foi cancelada. 😟
Revistas ainda eram acessíveis. Mas Chiclete com Banana não vinha muita página e ainda teve aumento.
Mas afinal o que é essa Chiclete com Banana? É a banda de axé music?😳
Foi uma revista dos anos 1980/90 que trazia o humor incorreto e jovem de alguns cartunistas brasileiros. Diga-se que até hoje são consagrados. Na antologia o destaque maior é do Angeli, idealizador. As capas são dele e boa parte das histórias também são dele.
Mesmo assim, outros dois ganhavam bastante destaque. São o Laerte e o Glauco - "Santíssima" Trindade do Cartum Brasileiro. Tanto que tinham uma história a seis mãos chamada Los Três Amigos.
E outros convidados apareciam além dos 3.
Haviam também textos sem a forma de quadrinho. Um exemplo, tipo cartas pornográficas de revistas de sexo.
Humor
A edição original quis trazer um toque bem brasileiro de modelos exportados, uma MAD por exemplo. Mas que normalmente precisam seguir padrõezinhos.
Aqui é tudo escrachado. As piadas são sobre sexo, contém nudez, tribos urbanas. O que é retratado é no melhor deboche possível!
Público jovem/jovem adulto
A edição, bem como personagens, são ícones de sua época. Ainda que muuuuita coisa fosse até "imprópria", nada mais era para quem estivesse na sua juventude. Até pra quem porventura não conhecesse a Chiclete com Banana certamente conhecia algum dos seus personagens. E cartum era a alegria da rapaziada. Era o estilo do público.
A edição da Devir
Pegando o período das bancas, lá estava Antologia Chiclete com Banana. Seriam 16 edições (informado na própria revista) só com o melhor da publicação original e alguns derivados que saíram na época. No decorrer dos lançamentos o preço aumentou - ficou estranho, pois as revistas eram finas. Chegando no 10 como de praxe uma prévia do próximo número. Mas não veio mais nada!😟
A ideia foi boa. Mesmo não concluindo, a revista apresentou os personagens básicos. Alguns ilustradores convidados e as fotonovelas cômicas. Até que valeu!
PERSONAGENS FAMOSOS
A seguir alguns personagens que são o símbolo tanto da revista quanto do imaginário brasileiro. Heróis nacionais?
Bob Cuspe: se tem um personagem famoso esse é o Bob Cuspe (Rê Bordosa também). É um punk que vive no esgoto da cidade e tem o estranho poder de escarrar. Mas não é um cuspe qualquer, o cara dá um banho!
Rê Bordosa: a porra-louca! Muitas vezes tá na banheira e é totalmente inconsequente. Adora ter relações sexuais, fumar e beber. Ela não faz outra coisa além do que foi citado.
Rhalah Rikota: charlatão religioso, quer mais é se dar bem!
Os Skrotinhos: não se entra em detalhes, se são irmãos ou só amigos. Mas se vestem igual, têm a mesma altura, são iguais. Suas falas são do mesmo balão. A característica deles é importunar por importunar, são uns escrotos!
As Skrotinhas: versão feminina (feminista?). São os Skrotinhos no formato mulher.
Ainda tem outros memoráveis, mas seria melhor verificar e ver por si quem são. Pra citar: Mara Tara, Meia Oito, Bibelô…
|
Bons tempos em que você ia na banca e se deparava com isso sem censura alguma!🤣
|
-
Chiclete com Banana vale muito a conferida. Mas é claro que pelo seu humor não é recomendado para pessoas mais "sérias". O clima é impróprio para pessoas "corretas".
Caso não tenha implicância com conteúdo "descabido" - a revista é cheia de conteúdo sexual, pirocas e xotas e palavreado 😳- vale muito conferir.
É joia lançada no Brasil!
Tá curioso? Procure aí nos usados. A Antologia infelizmente até agora foi a última forma de vida da revista. Os mais recentes só foram compilados específicos (obra completa de Bob Cuspe etc.).
Se tiver mesmo curioso vá atrás e se divirta!
|
Morrer jovem? Não! Envelhecer e curtir umas tranqueiras, virando vovozinho (e ultrapassado também) que curte rock!
|
Comentários
Postar um comentário