"Padrões" de Telenovelas Brasileiras
Há um tempo muitas fizeram história, de cair realmente na boca do povo. O assunto era falar sobre o que poderia acontecer, os bordões e simplesmente comentar!
Com mudança de tempos, as novelas também vieram naturalmente mudando, e hoje até procuram dialogar mais com o povo, ou uma realidade parecida, algo que nem sempre era muito comum.
Aqui você poderá encontrar um pouco do que algumas vezes acontecia. Até com frequência, e não improvável ainda ocorra!
1 - Uma família podre de rica!: isso é das situações que não condiz com a realidade dos brasileiros, reza a lenda que alguém já viu essa situação pessoalmente! Não bastasse a vida atribulada, o brasileiro tem que sonhar acordado com aquela casa cheia de ornamento, lustre, mesas e tudo o mais que nem se o indivíduo vendesse a alma ou fosse perfeito conseguiria!Dinheiro é o que não falta na família brasileira (da novela!)
Empregadas são retratadas como submissas e que não podem opinar |
2 - Empregadas infelizmente submissas: isso não deve ser muito distante da realidade. Mas as empregadas mostradas estão sempre a postos, com uniforme. E quase sempre estão lá como robôs, não interagem, não dizem nada e sempre de manhã já prepararam todo o café!
O café diário na mesa brasileira (da novela!)
3 - O café(zão) da manhã!: uma situação surreal também é o café da manhã. Não bastando o brasileiro ter que comprar o pão “francês” e ter que preparar aquele café do mais barato. Aqui os personagens não tem nenhum problema quanto a isso, acordam e parece até que sonharam com a situação. E do sonho, saindo das nuvens, o desejo se fez na mesa. Detalhe: nada de café sem leite e pão murcho com manteiga. Aqui é só do bom e do melhor! Certamente só servem capuccino! Fruta? Pra que fruta? Levaram o supermercado, só as melhores! Também não pode faltar bolo, queijo, presunto, ovo. Resumindo, nem no hotel mais luxuoso que a pessoa mais rica do mundo pudesse ficar iria conseguir ter esse privilégio!
Bullying é palavra inexistente, pois todo mundo é bonito! (na novela!) |
A cara de felicidade de quem não teve trabalho pra ficar bonita! (na novela!) |
5 - Todo mundo é lindo porque merece, não é?: apesar de existirem muitas pessoas lindas, nas novelas ninguém vai pro salão. Dieta? Bom, o café da manhã e o poder “econômico” não são fatores que vão fazer a pessoa ganhar peso. Academia tem, né? Dois minutos de academia são suficientes, sendo que somente 10 segundos são para exercícios. O resto é azaração e close nas gatinhas e gatinhos.
Alegria de quem só olha o almoço e não tem fome! (na novela!) |
Toda a energia do país é para o brasileiro ver uma janta que nunca vai ter! |
7 - Mas tem janta: janta é com toda a energia do Brasil sendo gasta. E ainda tem a vela, praquele clima romântico. A comida servida nem a pessoa mais rica do país vai saber o que é. Mas pode ter certeza que não é bife acebolado, muito menos picadinho. E também nem espere aquela dobradinha que você adora!
Uma casa modesta que qualquer brasileiro vai ter algum dia! |
9 - Mas a novela só se passa na casa?: em grande parte sim, mas vale lembrar outras situações que podem ocorrer:
Discussão por bobagem é o que não falta! Respostas na ponta da língua!
1. Brigas fúteis: discussões por bobagem são comuns!
Todo mundo é cheiroso! |
A qualidade vai te surpreender! (ainda mais se tiver fora da validade!) |
Tudo perfeito, nada errado! Ninguém erra! |
O desfecho das novelas é realmente surpreendente. Ninguém esperava isso! |
10 - Final feliz: pra encerrar, a situação clássica. Você não precisa assistir a novela pra saber o que vai acontecer…
Estas situações mostradas são de algumas novelas, até umas mais antigas. Com os novos tempos, muitas vieram se flexibilizando, procurando mostrar situações mais “populares”. Como a rotina de pessoas mais pobres, mais periféricas. Atualmente o formato, dependendo da pessoa, pode ser um pouco enfadonho. Já preferindo as séries de fora. Então o mercado vem mudando.
Vale lembrar que apesar de toda essa irrealidade, e o formato chato e loooooongo! Muitas foram e ainda são pertinentes, trazendo temáticas diversas que eventualmente podem ajudar, informar e esclarecer o público! Como exemplo, já retrataram a esquizofrenia, vícios (alcoolismo e outros). Então não necessariamente vá ser um desserviço!😉
Comentários
Postar um comentário