FRITZ X FRITZ (hq x filme)
Fritz recebeu muito cartaz pelo seu filme animação trazendo o nome alternativo e de responsa do Ralph Bakshi. Apesar disso, o autor não gostou que adaptassem o quadrinho.
A animação Fritz é do gênero “cult”, sempre atiçando a curiosidade e mencionada no geral. E convém que favorece o desenhista (sim, Sr. Crumb!).
HQ x Filme
A hq é um compilado que certamente foi feito pra lembrar o filme - o filme contém cenas chupinhadas. A hq tem histórias diversas soltas e foi criada desde antes do Crumb ter fama, ele diz inclusive que fazia alguns quadrinhos com seu irmão.
Portanto o Fritz da hq e quem o rodeia são personagens que não necessariamente tem vínculo. Exceção mais para o Fritz. A animação ainda que tente se mostrar linear, infelizmente se solta quase de forma involuntária. Então fica um negócio meio confuso.
Abaixo algumas características e comparativo do longa com a hq.
- Amigos de Fritz, o porco: alguns personagens que rodeiam o Fritz são seus amigos porco e coelho. Na animação o porco ficou ausente, ele chega a aparecer na cena que o Fritz queima o apartamento. Mas de resto foi ignorado. E, pelo contrário, o porco aqui são os vilões do protagonista. Eles são os policiais (deram uma espécie de classe pra alguns personagens).
- Amigos de Fritz, o coelho: o coelho também não é mostrado tanto, ele aparece no começo numa cena igualzinha da hq. E é reaproveitado na história perto do final em que ele é um revolucionário (e com um símbolo nazista?🤔). Essa cena do final, que conta com uma cavalona, no sentido literal, também é muito parecida com a hq.
- Personagens negros: o filme tem um trecho voltado especialmente para eles, é um trecho sobre um grupo de corvos. Os personagens escuros ocorrem na hq e no filme em especial até que é acerto. Ainda que sejam bem estereotipados, sabe aquela imagem de conhecedor dos subúrbios? É isso que ocorre no longa.
- Bom desenho na animação: a animação apresenta um bom desenho e até a própria animação. Dando um pontinho positivo pra ela. A edição do Crumb apresenta uma evolução no seu traço, as primeiras histórias mesmo são bem rudes. Então no desenho do Ralph Bakshi até que ele ganhou.
- Fritz na animação tem outra personalidade (o personagem da hq): o Fritz da hq só é Fritz porque ele é Fritz. O Fritz da hq faz jus à expressão “malandro é o gato, rouba e não vai preso”. Ele se fode bastante no texto, mas o gato é um sujeito vagabundo, vive fumando, se drogando, bebendo. Mesmo sendo incorreto ele até que ganha o carisma do público. Pelas diversidades da hq, o Fritz chega a fazer vários papéis, incluindo uma história em que ele é um espião do governo.
- Fritz na animação tem outra personalidade (o personagem do filme): no filme o Fritz é bobão, pouco aparece como alguém esperto. Frequentemente tá com expressão de besta, e ainda no final se meteu numa roubada que fechou com ele sendo hospitalizado.
- Fritz na animação tem outra personalidade (Fritz não é tão mulherengo no filme): algo memorável na hq é a facilidade que o gato tem de conseguir a pussy (entendeu essa?), no filme não ficou tão boa essa característica. Dando um desconto pra cena final em que as garotas são todas caidinhas por ele.
- Humor: a hq é voltada para o humor, por vezes jovem e incorreto. A animação não aproveitou essa característica e ficou de tom mais sisudo. Então mais um ponto negativo para o filme.
………………………………………………
Conclusão
Se você ficou sabendo do filme ou da hq, ou só sabia de um deles, vale muito conferir ambos materiais. Essa história é famosa principalmente pela capa sugestiva e icônica, parecendo até um pornô.
A animação mesmo com a divulgação e sendo desejo de consumo infelizmente está abaixo da hq.
Mas vale dar uma olhada marota tanto em um quanto outro, até pra comparar.
Lembrando também o peso dos dois, um do Robert Crumb e outro do Ralph Bakshi, que é responsável por várias animações mais ousadas, contra o formato mais família que geralmente é explorado no gênero.
Portanto quem vai ficar com o braço levantado neste fight é o Crumb! Vitória dele!
---------------
Nota extra: o filme 2
Esta comparação é com o filme de 1972, que inclusive é famoso. Mas caso você não saiba, saiu um filme 2. Esse filme funciona de maneira independente, ainda que você possa encontrar por aí como sendo continuação. Fritz filme terminou como um divulgador do Crumb e foi rentável, logo o mercado que não é besta nem nada fez The Nine Lives of Fritz the Cat (74). Vale a pena dar uma conferida (ainda mais se você já chegou até aqui) e essa produção toma muita liberdade pra explorar o personagem, são até histórias que não existem na hq.



Comentários
Postar um comentário