O Gato Fritz (Fritz the Cat) - filme

A capa do filme é memorável e essa imagem também é usada na hq. O filme tem como diretor Ralph Bakshi, que faz animações alternativas
Fritz The Cat é um personagem do Robert Crumb. O quadrinista é ícone no meio e relacionado a tal da contracultura. Pra você ter ideia ele fez ligação com a lenda que já se foi chamada Janis Joplin.
A Conrad nos seus tempos áureos lançou uma edição até modesta do personagem, que certamente vem de tempos antigos. Ela vem com uma introdução do escritor datando de 1978.
Na introdução ele diz que não gostou que adaptassem o seu quadrinho.
Logo essa edição deve ter saído pegando o embalo do longa. Aqui mesmo no Brasil saiu na época do DVD.
………………………………………………
HQ x Filme
Essa hq lançada pela Conrad é só um apanhado. Fritz deve ter saído aí em várias partes, então pra localizar com o filme, foi feita uma seleção que no mínimo lembrasse a famigerada produção.
Muitas cenas do filme ocorrem nesse compilado da hq, portanto o ideal é você ver os dois.
………………………………………………
O filme
Fritz The Cat traz o nome de peso Ralph Bakshi. Esse cara foi responsável por diversas animações, longe dos padrõezinhos amorosos da Disney. O cara é um entusiasta no ramo, e que você deve fazer um Google pra olhar suas produções.
Apesar de sua inegável importância talvez Fritz não seja das melhores obras.
Ainda assim, foi um filme ousado, mostrando bucetinha e fumando a erva.
………………………………………………
História
Se é que pode dizer que este filme tem história. Conta com Fritz meio aleatório em algumas narrações. O filme não é exatamente dividido, mas dá pra perceber uns cortes de cena, que fica meio confuso, pois termina sem muita linearidade.
Exatamente isso ocorre na hq, já que o personagem não é um formato aí de saga, Fritz foi um personagem que era aproveitado sem necessariamente fazer elo entre as narrativas. Era como se fosse uma tira, mas com algumas narrações mais longas.
O filme certamente quis uma história única, porém dá impressão de algo dividido. E essas histórias são encontradas no volume vendido de autoria do Crumb.
………………………………………………
As narrações
Como não tem muita linearidade, uma pequena amostra.
Logo no começo aparece um cavalo antropomórfico com seu pauzão mijando. A animação acerta com os personagens e traço, criando universo único. O desenho do Crumb na hq varia e muitos não são tão bons.
Depois disso algumas cenas que você vai ver nesse compilado do quadrinho.
1 - A cena da suruba na banheira
2 - Fritz queimando o apartamento
3 - A cena dele pegando carona com uma cachorra de certa forma ocorre no texto. Essa cachorra foi um “relacionamento sério” do Fritz
4 - Lá pelos finais, aquela cavalona também é da hq, o que é mostrado é relativamente parecido.
………………………………………………
Conclusão
O filme foi um dos divulgadores do Fritz. Como dito anteriormente, a hq sempre foi lançada pegando a onda da produção. O Crumb nunca gostou desse formato.
E infelizmente o filme não é tão bom. Claro que deve ter gente que gosta, já que é um clássico cult. Mas se você ler a história original vai ver que a animação ficou abaixo.
Ralph Bakshi sempre ousou em seus desenhos. Isso ocorre aqui, porém parece mais uma história pra jovem adulto imaturo. A animação infelizmente deixou a desejar.
---------------
Nota extra: o filme 2
Sim, existe mais uma produção - chamada de As Nove Vidas do Gato Fritz. Se você tiver curioso, confira!


Comentários
Postar um comentário