Brinquedo Assassino (Chucky) - série original de filmes
Série de terror sempre gerou inúúúúúúúúúúmeras continuações. Certamente deixou até Star Wars no chinelo.
O Brinquedo Assassino é uma sequência de filmes que deve ter assustado as crianças dos anos 1980 e 1990.
Brinquedo Assassino tinha um certo diferencial pois era um boneco, fazendo relação com o mundo infantil. Dando aí um tom bizarro que podia atrair e também assustar! - o medo de bonecos se chama automatonofobia.
Era até fácil de se deparar com essas produções. Além das locadoras com os cartazes, não era difícil passar algo relacionado na tv aberta. E o Chucky foi sem dúvida um dos mais famosos.
No Brasil em especial havia uma “concorrência”. Criaram um boneco medonho chamado Fofão, que, convém dizer, até tem umas semelhanças (mera coincidência?).
O longa, assim como os outros do gênero, transforma o vilão numa espécie de “herói” (anti-herói). Afinal, sem eles o mesmo não existiria.
A relevância de Chucky gerou um “fruto” moderno. Um reboot/remake (2019). Na verdade, só saiu por conta de brecha legal. Pois os criadores não queriam. Os verdadeiros donos do personagem/universo ainda fazem questão de dar o próprio rumo.
Aqui está um pouco do que se encontra nos filmes originais. O personagem atravessou décadas e é muito possível fazerem mais conteúdo! (vão fazer)
![]() |
| Sim! Este foi um boneco infantil que |
…………………………………………………………………………………………………………
1 - Brinquedo Assassino (1988): sim, o nome é Brinquedo Assassino, embora Chucky tenha bastante relevância e até confunda. Nesta produção origem, somos apresentados a um criminoso perseguido pela polícia, antes de morrer consegue usar de magia para transferir sua alma a um boneco. Esse boneco, que era a sensação do momento, é adquirido por uma mãe que só quer agradar o filhinho. Veja que ela conseguiu de maneira “duvidosa”, o mesmo tinha sido achado na rua por alguém, e que a repassou. A partir disso coisas estranhas acontecem. O menino parece interagir com Chucky e algumas pessoas morrem. Com os fatos sendo atribuídos a um boneco, normalmente vão achar que alguém está com parafuso a menos e provavelmente seria o garoto. Mesmo com todas essas maluquices, no fim Chucky termina se revelando como realmente um ser vivo. Pra concluir, ele ainda queria usar o garoto Andy como forma de voltar a um corpo humano, pois, mesmo sendo um brinquedo, sofre como se fosse um ser vivo de carne e osso - imagina a dor ao ser jogado! Mas obviamente não dá certo. Uma das coisas mais incríveis e engraçadas nesta série é como um boneco daquele tamanho conseguia tocar o terror! Um chute talvez resolvesse o problema, mas… Além desta introdução, dá pra ver um pouco da característica de Chucky. Ele de alguma forma consegue ser rápido! O cara passa pela sala quase na velocidade do The Flash. Vale lembrar que este é um dos melhores no quesito terror, conseguiram realmente mostrar um ou outro momento que possa causar espanto. Ainda que tenha aquele jeito de filme sem muito desenvolvimento (trama etc).
![]() |
| Olha quem voltou! |
2 - Brinquedo Assassino 2 (1990): como se não bastasse a confusão do primeiro filme, a própria empresa responsável pelo brinquedo remontou ele todinho. Uma tentativa de mostrar que não aconteceu nada de errado com um de seus produtos (Já viu que vai dar merda!). O garoto do filme anterior termina adotado, pois a mãe está em clínica psiquiátrica. O protagonismo deste é do Andy e sua agora irmã, também adotada pelo casal. Uma jovem que fuma e gosta mesmo é de mostrar que curte o seu tempo. Também o Chucky quer de novo tomar o corpo do Andy! Basicamente é isso. No final temos talvez a cena mais icônica de todos os filmes, eles vão na fábrica de Good Guys. Um desfecho bem retrô de filmes antigos. Muito bom!
![]() |
| A trilogia é o básico do básico do mundo e proposta de Chucky. E realmente do gênero terror. |
3 - Brinquedo Assassino 3 (1991): o “brinquedo” voltou! Andy Barclay agora um rapaz de 16 anos vai para uma Academia Militar. Os superiores do local sabem da confusão na sua vida por um boneco, e terminam marcando ele para esquecer disso. Bom, o boneco acaba sendo enviado pra lá, sabe como. Um garotinho que curtia videogame e almejava o Good Guy é o novo alvo do boneco (brincadeira de “Esconder a alma”!). Aí são aquelas confusões básicas da Sessão da Tarde. E adivinha? Chucky não consegue entrar no corpo de ninguém! Termina com outra cena emblemática, o final é num parque de diversões!... Este aqui encerra um ciclo, digamos que o da juventude de Andy… os dois filmes a seguir vão esquecer o personagem e introduzir uma nova galerinha!
![]() |
| Um retorno do personagem e agora com uma companheira. A Tiffany vai seguir parte do universo. Aqui o terror já foi um pouco deixado de lado |
4 - A Noiva de Chucky (1998): já dá pra ver, pelo título, que tem outro rumo! Esta produção conta com algumas piadinhas. A história é sobre Tiffany Valentine, ex-namorada de Charles Lee Ray que decide reencontrá-lo. Basicamente é isso, as trapalhadas na tentativa (de novo) para transferir a alma do boneco para um humano, e agora em dose dupla. Depois de uma jornada sem sucesso, a boneca Tiffany dá à luz exatamente no final. É, os dois transaram! E os pais “morrem”...
5 - O Filho de Chucky (2004): terror tem uma tendência de fazer metalinguagem, e isso ocorre um pouco aqui. Neste, o ser que foi gerado no filme anterior é apresentado, e, adivinha! A família inteira vai querer passar o corpo para forma humana. Enquanto no anterior um pouco de humor foi apresentado, O Filho de Chucky joga tudo fora e decide de vez apostar na comédia. O final pode-se dizer que termina a série. Mas fizeram um filme novo… (mais uma vez!).
![]() |
| A Maldição de Chucky tenta inserir uma nova protagonista e também é lançamento mais "recente" |
6 - A Maldição de Chucky (2013): esta produção meio que reboota a franquia. Uma nova personagem é apresentada, Nica, cadeirante e protagonista. Investe em terror e infelizmente é um pouco chato, pois o ritmo é lento. Quiseram trazer de novo o clima antigo, pois até alguns atores do início voltam e também fizeram ligação com os primeiros filmes.
___________________________________________________________________________
Chucky (ou Brinquedo Assassino) é mais uma franquia que gerou “frutos”. Vem de uma época meio que de ouro para o gênero, pois era exibido com frequência na tv aberta, até assustando a criançada.
Se você tiver com tempo livre e de bobeira é uma boa opção. A trilogia original são alguns dos melhores filmes de toda a franquia. As sequências dão uma mudança nos rumos. Então pelo menos a trilogia é o básico.
Chucky, sendo ícone e sobrevivendo no tempo, até hoje é aproveitado. Uma das mais recentes formas foi uma série já para os meios modernos de stream.
É filme/personagem básico da cultura pop e ainda do terror! Confira!
😉
![]() |
| Apesar de ter aterrorizado pelo menos duas gerações (1980/1990) o Chucky é mais uma franquia rentável da cultura pop. Até hoje lembrado a aproveitado, é mais um ícone cult |











Comentários
Postar um comentário