Os Cavaleiros do Zodíaco - anime
Anime foi um formato que atraiu muita nerdaiada através de seus olhos grandes e fora do padrão americano.
No Blasil tivemos várias febres. Reza a lenda que existiram animes passando antes da popularização definitiva, antes dos anos 1990.
Nos anos 2000 o fenômeno se concretizou. Tivemos uma verdadeira histeria no período, tanto de Pokémon, quanto de Dragon Ball Z.
Foi nessa época que os mangás foram levados mais a sério por aqui. Inclusive sendo finalizados, publicados do início ao fim.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CDZ em 1990 (que saudade da minha avó!)
É, meu chapa! O tempo passou!
Cavaleiros foi transmitido no Brasil na década de 1990 em um canal lendário chamado Manchete. Esse canal também foi responsável por outras pérolas nipônicas, como o Yu Yu Hakusho.
Mesmo que você não tenha visto o desenho na época, pelo menos ouviu falar. Pois o que havia de marketing não era fácil.
Bonequinhos dos mais fuleiros eram vendidos no camelô mais próximo, seu amiguinho tinha o boneco. E outros produtos eram facilmente achados, camisetas etc.
Também saíram alguns “filmes” (menos de 1 hora), encontrados na locadora do bairro.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CDZ - A volta dos que não foram em 2004 - Tô na Band!
Não tinha outro canal pra reexibir o anime, e só podia ser a Band. Cavaleiros foi zikado, pois mesmo no Japão não foi concluído. O mangá acabou e ficou na pendência o Hades.
Pois nesse período que a parte “final” tava chegando por lá o anime foi exibido mais uma vez na tv aberta, com redublagem.
Curioso que a dublagem foi feita de novo com boa parte do elenco original brasileiro. Como exemplo o Hermes Baroli, voz do protagonista. Na época da Manchete ele era mais juvenil e agora tava com mais xp.
Essa reexibição trouxe alegria pra muita gente que viu anteriormente o anime, e agora já podia estar com os mangás na mão.
Lembrando que muita gente que viu na Manchete também era kid, então foi muito saboroso poder rever anos após.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas que diacho é isso de Cavaleiros do Zodíaco? Eles acreditam em horóscopo?
A história é simples, guerreiros escolhidos sabe lá por quem têm a missão de defender a Terra. Bom, mas o plot é só o quinteto se lascando pela b*ceta maior da grande Deusa Atena, encarnada por aqui pela Saori Kido.
O anime com essa base bem besta se estende por infinitos episódios e nem precisa ver tudo pra saber o que acontece. Eles vão vencer.
Procura vez ou outra mostrar um pouco de mitologia, qualquer mitologia, a princípio Grega.
E essa história de armadura não convence muito né? Mas quando que uma tirinha sobre o peito vai proteger alguém? E o “capacete” de Hyoga? Aquilo tá mais pra enfeite!
Pra você que não tá familiarizado com animelândia. O formato de episódio é o seguinte:
1 - Chefão (mal aparece) e seus capangas que se arriscam a mando do bossal.
2 - Cada cavaleiro vai enfrentar 1 capanga, e, por que será?, Seiya fica responsável pelo chefão (Atena aqui vez ou outra pode quebrar o galho).
3 - A média é de 3 episódios por capanga, portanto aguenta essa dose de enrolação por personagem.
4 - O Ikki só pra bancar o malvadinho pode aparecer de surpresa. Mas nunca seu irmão vai deixar de falar “Ikkiiiiiii”.
5 - Shiryu é o que mais se lasca nessa história toda, o pobre coitado ficou cego diversas vezes. Poisé, o cara recupera a visão só pra ficar cego de novo.🤦🏻♂️
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PERSONAGENS
Não é nenhuma novidade quem são, mas aqui estão. Curioso que nas fichas deles têm cerca de seus 14/13 anos. Engraçado que há cenas com eles mesmo sendo crianças, malhando e com braços bombadinhos.
![]() |
| A armadura extravagante do garanhão ops do Pégaso. É o que mais arrasou os corações das mocinhas na série🤣🤣🤣🤣🤣 |
Seiya de Pégaso: protagonista e imortal. Se ele fosse vendedor ia gerar 100% de lucro na loja, porque o cara não desiste. Ele termina sendo inspirador pela persistência e foco no objetivo. Na luta, porque ainda não tá trabalhando (pelo jeito nem estudando). É também responsável pelo roubo de uns coraçõezinhos das moças - garanhão.
![]() |
| O verdadeiro parça |
Shiryu de Dragão: um exemplo de amigo, pois o cara se lasca sempre a favor dos parças. É um dos melhores personagens, mas não tiveram pena dele. Pô, bora comprar uma cerveja pra ele, porque ele merece!
![]() |
| Um dos personagens já feitos. Memorável pela história relativa à sua mãe, na imagem segurando o Rosário da Cruz do Norte |
Hyoga de Cisne: outra pessoa muito amiga do grupo. Porém o Hyoga é meio que apagado, ele tá lá, a gente sabe que ele tá lá. Tá, então deixa ele lá.
![]() |
| Um rapaz bonito. Junto do Hyoga o povo sempre achou que eles não gostavam da fruta |
Shun de Andrômeda: o Hyoga e o Shun têm uma fama meio que “hmmmm cê é?”. Bobagem. Shun também é super amigo, ele tem um lado mais sensível. Mas vai brincar com ele, pra ver se ele não vai te dar uma chicotada, ops uma correntada.
![]() |
| Ikki dá uma de malvado, mas quem o conhece de perto diz que ele é temente a Deus e frequenta o grupo de oração do bairro |
Ikki de Fênix: Ikki é um dos mais estimados personagens e diferentes também. Ele surge querendo se vingar do orfanato pois foi enviado prum treinamento dos Infernos. O Fênix é mais do que óbvio, se você acha que ele morreu, ele volta (achou que eu tava brincando?). Mesmo procurando se manter bad boy, ele é bondoso. O seu golpe é um dos melhores, uma ilusão mental.
![]() |
| Por isso que o Ikki voltou puto pro orfanato |
Tatsumi: o mordomo das mordomias. É o alívio cômico na série original. Este personagem zelava pela casa de Saori após a morte de seu avô. O Ikki em específico tinha um ranço por ele, pois o cara não queria saber se era criança ou não. Ele dava sopapo com vara de pau nos moleques pra mostrar quem é que manda.
![]() |
| Tem que adorar muito essa moça pra se lascar tanto😂😂😂😂😂😂 |
Saori Kido: que Saori Kido é a reencarnação de Atena e tem um destino sobre ela. Uhum tá. Mas deve ser a mais insossa da série toda, só se mete em apuros e não tem muita relevância. Só às vezes quebra o galho emanando suas energias (que não é a energia elétrica).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sagas de CDZ
Dito esse plot, um guia rápido sobre o que acontece nesses episódios infinitos de enrolação
1 - Saga do Santuário
Essa Saga tem alguns segmentos que não vão ser mencionados todos, mas com o nome sugestivo se passa no Santuário/ na origem. Aqui há os melhores momentos também.
![]() |
| A Guerra Galáctica ocorre nos primeiros episódios e é foda! |
………Guerra Galáctica: essa é uma das melhores partes do anime mas acaba rápido. Começa com porradaria entre os protagonistas pra receber a Armadura de Ouro de Sagitário. A festa acabou com o empata-foda do Ikki roubando a mesma (que cara esperto).
![]() |
| Xerox em preto e branco dos protagonistas |
………Cavaleiros Negros: Ikki fez sabe lá como uns clones de todo mundo, tem partes memoráveis também.
![]() |
| A última melhor parte do anime. Depois disso, só mamando na enrolação |
………Batalha das Doze Casas: pois então, a melhor parte de CDZ é o começo e quando acaba essa saga fica tudo sem sabor. Há uma confusão sobre quem é a Deusa Atena, quem estaria realmente vigiando o Santuário, enfim, uma baralhada só. Nesta saga em específico somos apresentados ao Zodíaco, os Cavaleiros do Santuário são os de Ouro e eles que guardam o local, caso alguém queira visitar o Mestre. É aqui que há mais consistência de história, em relação aos Cavaleiros de Bronze e à própria Antena (ops Atena), a dinâmica é boa, tem ação, aventura. Mas acabou essa parte o anime praticamente morreu.
![]() |
| Saga exclusiva anime. Pra quem via a abertura e esperava uma luta épica com o novo visu. Isso só vai acontecer depois de muita paciência no peidinho do final e não dura nada |
2 - Saga de Asgard
Retratada como filler, pois tava alcançando as publicações do autor. Não existe no mangá. Uma moça recebe um anel e fica com a cara feia (no melhor estilo gótica do gelo). Só enrolação, Seiya e os outros precisam derrotar os capangas pra coletar as Safiras de Odin. Dessa forma o bonzinho do protagonista vai ganhar uma skin exclusiva da temporada e uma espada pra parecer mais macho. Será que com toda essa parafernália/enfeite de Carnaval o Seiya ainda perde? Duvido!
![]() |
| Encerramento da série clássica (e encerrou mesmo). Poseidon é assistível ainda que repita a mesma fórmula. Ficou pendente a Saga de Hades |
3 - Saga de Poseidon
Que tal inventarmos uma viagem no estilo Submarino Amarelo dos Beatles? Boa!
A tchurma agora vai pras profundezas dos Oceanos (sim, eles vão pra lá). Poseidon tem dor de cotovelo porque a Saori não tava a fim. Putinho ele ficou, que resolveu deixar tudo debaixo d’água. Mas os Cavaleiros têm um tempinho pra evitar isso (esses caras adoram o timer do celular!).
No final, será que o Seiya perde? Hmmm fiquei na dúvida!🤔
Essa saga foi a última parte do mangá adaptada e termina no melhor estilo “The End”. Porém quem acompanhou o mangá sabia que ficou faltando o finale, que era a Saga seguinte.
| Olha a alegria de quem vai faturar de novo💰 |
4 - Saga de Hades
Quase 10 anos depois do fim da novela um personagem surge pra atordoar os telespectadores (que já tavam enjoados do Seiya e companhia). Sim, uma nova Saga.
Parece que é de fato o final, já que o vilão agora é o tal de Hades, senhor da malvadeza.
Caso você esteja empolgado com um formato teoricamente diferente, Hades foi chamado de OVA, na verdade é a mesma coisa e ainda pior!
Enrolação? Temos! Lutas sem graça? Temos! Situações ridículas? Temos!
Um prato cheio pra você se deliciar de novo com essa porcaria que não morreu!
Esse é o The End de fato do CDZ, porém obviamente a peteca não pode cair (cair mais do que já tá). Claro que o autor ainda investe no seu produto, esse na verdade deve ser o mais rentável dele.
A fórmula na época da Manchete foi copiada com Shurato e outros.
…………………………………………………………………………………………………………
CONCLUSÃO
Tem ideia boa das mitologias, a animação antiga é um prato cheio pra quem gosta. Mostra a amizade, persistência. Mas CDZ termina sendo muito maçante. Se você conseguir maratonar esse negócio, é provável que a Saori vá te convocar pessoalmente pra ser mais um louvador da X*reca dela.
![]() |
| Sayonara Cavaleiros! E até nunca mais! |
















Comentários
Postar um comentário