Os Cavaleiros do Zodíaco - anime

14 anos e sem pelo no suvaco

Anime foi um formato que atraiu muita nerdaiada através de seus olhos grandes e fora do padrão americano.

No Blasil tivemos várias febres. Reza a lenda que existiram animes passando antes da popularização definitiva, antes dos anos 1990.

Nos anos 2000 o fenômeno se concretizou. Tivemos uma verdadeira histeria no período, tanto de Pokémon, quanto de Dragon Ball Z.

Foi nessa época que os mangás foram levados mais a sério por aqui. Inclusive sendo finalizados, publicados do início ao fim.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CDZ em 1990 (que saudade da minha avó!)
É, meu chapa! O tempo passou!

Cavaleiros foi transmitido no Brasil na década de 1990 em um canal lendário chamado Manchete. Esse canal também foi responsável por outras pérolas nipônicas, como o Yu Yu Hakusho.

Mesmo que você não tenha visto o desenho na época, pelo menos ouviu falar. Pois o que havia de marketing não era fácil.

Bonequinhos dos mais fuleiros eram vendidos no camelô mais próximo, seu amiguinho tinha o boneco. E outros produtos eram facilmente achados, camisetas etc.

Também saíram alguns “filmes” (menos de 1 hora), encontrados na locadora do bairro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CDZ - A volta dos que não foram em 2004 - Tô na Band!
Não tinha outro canal pra reexibir o anime, e só podia ser a Band. Cavaleiros foi zikado, pois mesmo no Japão não foi concluído. O mangá acabou e ficou na pendência o Hades.

Pois nesse período que a parte “final” tava chegando por lá o anime foi exibido mais uma vez na tv aberta, com redublagem.

Curioso que a dublagem foi feita de novo com boa parte do elenco original brasileiro. Como exemplo o Hermes Baroli, voz do protagonista. Na época da Manchete ele era mais juvenil e agora tava com mais xp.

Essa reexibição trouxe alegria pra muita gente que viu anteriormente o anime, e agora já podia estar com os mangás na mão.

Lembrando que muita gente que viu na Manchete também era kid, então foi muito saboroso poder rever anos após.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas que diacho é isso de Cavaleiros do Zodíaco? Eles acreditam em horóscopo?
A história é simples, guerreiros escolhidos sabe lá por quem têm a missão de defender a Terra. Bom, mas o plot é só o quinteto se lascando pela b*ceta maior da grande Deusa Atena, encarnada por aqui pela Saori Kido.

O anime com essa base bem besta se estende por infinitos episódios e nem precisa ver tudo pra saber o que acontece. Eles vão vencer.

Procura vez ou outra mostrar um pouco de mitologia, qualquer mitologia, a princípio Grega.

E essa história de armadura não convence muito né? Mas quando que uma tirinha sobre o peito vai proteger alguém? E o “capacete” de Hyoga? Aquilo tá mais pra enfeite!

Pra você que não tá familiarizado com animelândia. O formato de episódio é o seguinte:
1 - Chefão (mal aparece) e seus capangas que se arriscam a mando do bossal.
2 - Cada cavaleiro vai enfrentar 1 capanga, e, por que será?, Seiya fica responsável pelo chefão (Atena aqui vez ou outra pode quebrar o galho).
3 - A média é de 3 episódios por capanga, portanto aguenta essa dose de enrolação por personagem.
4 - O Ikki só pra bancar o malvadinho pode aparecer de surpresa. Mas nunca seu irmão vai deixar de falar “Ikkiiiiiii”.
5 - Shiryu é o que mais se lasca nessa história toda, o pobre coitado ficou cego diversas vezes. Poisé, o cara recupera a visão só pra ficar cego de novo.
🤦🏻‍♂️
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PERSONAGENS
Não é nenhuma novidade quem são, mas aqui estão. Curioso que nas fichas deles têm cerca de seus 14/13 anos. Engraçado que há cenas com eles mesmo sendo crianças, malhando e com braços bombadinhos.

A armadura extravagante do garanhão ops do Pégaso. É o que mais arrasou os corações das mocinhas na série🤣🤣🤣🤣🤣

Seiya de Pégaso: protagonista e imortal. Se ele fosse vendedor ia gerar 100% de lucro na loja, porque o cara não desiste. Ele termina sendo inspirador pela persistência e foco no objetivo. Na luta, porque ainda não tá trabalhando (pelo jeito nem estudando). É também responsável pelo roubo de uns coraçõezinhos das moças - garanhão.


O verdadeiro parça

Shiryu de Dragão: um exemplo de amigo, pois o cara se lasca sempre a favor dos parças. É um dos melhores personagens, mas não tiveram pena dele. Pô, bora comprar uma cerveja pra ele, porque ele merece!

 

Um dos personagens já feitos. Memorável pela história relativa à sua mãe, na imagem segurando o Rosário da Cruz do Norte

Hyoga de Cisne: outra pessoa muito amiga do grupo. Porém o Hyoga é meio que apagado, ele tá lá, a gente sabe que ele tá lá. Tá, então deixa ele lá.


Um rapaz bonito. Junto do Hyoga o povo sempre achou que eles não gostavam da fruta

Shun de Andrômeda: o Hyoga e o Shun têm uma fama meio que “hmmmm cê é?”. Bobagem. Shun também é super amigo, ele tem um lado mais sensível. Mas vai brincar com ele, pra ver se ele não vai te dar uma chicotada, ops uma correntada.


Ikki dá uma de malvado, mas quem o conhece de perto diz que ele é temente a Deus e frequenta o grupo de oração do bairro

Ikki de Fênix: Ikki é um dos mais estimados personagens e diferentes também. Ele surge querendo se vingar do orfanato pois foi enviado prum treinamento dos Infernos. O Fênix é mais do que óbvio, se você acha que ele morreu, ele volta (achou que eu tava brincando?). Mesmo procurando se manter bad boy, ele é bondoso. O seu golpe é um dos melhores, uma ilusão mental.


Por isso que o Ikki voltou puto pro orfanato

Tatsumi: o mordomo das mordomias. É o alívio cômico na série original. Este personagem zelava pela casa de Saori após a morte de seu avô. O Ikki em específico tinha um ranço por ele, pois o cara não queria saber se era criança ou não. Ele dava sopapo com vara de pau nos moleques pra mostrar quem é que manda.


Tem que adorar muito essa moça pra se lascar tanto😂😂😂😂😂😂

Saori Kido: que Saori Kido é a reencarnação de Atena e tem um destino sobre ela. Uhum tá. Mas deve ser a mais insossa da série toda, só se mete em apuros e não tem muita relevância. Só às vezes quebra o galho emanando suas energias (que não é a energia elétrica).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sagas de CDZ
Dito esse plot, um guia rápido sobre o que acontece nesses episódios infinitos de enrolação

1 - Saga do Santuário
Essa Saga tem alguns segmentos que não vão ser mencionados todos, mas com o nome sugestivo se passa no Santuário/ na origem. Aqui há os melhores momentos também.

 

A Guerra Galáctica ocorre nos primeiros episódios e é foda!

………Guerra Galáctica: essa é uma das melhores partes do anime mas acaba rápido. Começa com porradaria entre os protagonistas pra receber a Armadura de Ouro de Sagitário. A festa acabou com o empata-foda do Ikki roubando a mesma (que cara esperto).

 

Xerox em preto e branco dos protagonistas

………Cavaleiros Negros: Ikki fez sabe lá como uns clones de todo mundo, tem partes memoráveis também.

 

A última melhor parte do anime. Depois disso, só mamando na enrolação

………Batalha das Doze Casas: pois então, a melhor parte de CDZ é o começo e quando acaba essa saga fica tudo sem sabor. Há uma confusão sobre quem é a Deusa Atena, quem estaria realmente vigiando o Santuário, enfim, uma baralhada só. Nesta saga em específico somos apresentados ao Zodíaco, os Cavaleiros do Santuário são os de Ouro e eles que guardam o local, caso alguém queira visitar o Mestre. É aqui que há mais consistência de história, em relação aos Cavaleiros de Bronze e à própria Antena (ops Atena), a dinâmica é boa, tem ação, aventura. Mas acabou essa parte o anime praticamente morreu.

Saga exclusiva anime. Pra quem via a abertura e esperava uma luta épica com o novo visu. Isso só vai acontecer depois de muita paciência no peidinho do final e não dura nada

2 - Saga de Asgard
Retratada como filler, pois tava alcançando as publicações do autor. Não existe no mangá. Uma moça recebe um anel e fica com a cara feia (no melhor estilo gótica do gelo). Só enrolação, Seiya e os outros precisam derrotar os capangas pra coletar as Safiras de Odin. Dessa forma o bonzinho do protagonista vai ganhar uma skin exclusiva da temporada e uma espada pra parecer mais macho. Será que com toda essa parafernália/enfeite de Carnaval o Seiya ainda perde? Duvido!

Encerramento da série clássica (e encerrou mesmo). Poseidon é assistível ainda que repita a mesma fórmula. Ficou pendente a Saga de Hades

3 - Saga de Poseidon
Que tal inventarmos uma viagem no estilo Submarino Amarelo dos Beatles? Boa!
A tchurma agora vai pras profundezas dos Oceanos (sim, eles vão pra lá). Poseidon tem dor de cotovelo porque a Saori não tava a fim. Putinho ele ficou, que resolveu deixar tudo debaixo d’água. Mas os Cavaleiros têm um tempinho pra evitar isso (esses caras adoram o timer do celular!).
No final, será que o Seiya perde? Hmmm fiquei na dúvida!🤔
Essa saga foi a última parte do mangá adaptada e termina no melhor estilo “The End”. Porém quem acompanhou o mangá sabia que ficou faltando o finale, que era a Saga seguinte.

Olha a alegria de quem vai faturar de novo💰

4 - Saga de Hades
Quase 10 anos depois do fim da novela um personagem surge pra atordoar os telespectadores (que já tavam enjoados do Seiya e companhia). Sim, uma nova Saga.
Parece que é de fato o final, já que o vilão agora é o tal de Hades, senhor da malvadeza.
Caso você esteja empolgado com um formato teoricamente diferente, Hades foi chamado de OVA, na verdade é a mesma coisa e ainda pior!
Enrolação? Temos! Lutas sem graça? Temos! Situações ridículas? Temos!
Um prato cheio pra você se deliciar de novo com essa porcaria que não morreu!

Esse é o The End de fato do CDZ, porém obviamente a peteca não pode cair (cair mais do que já tá). Claro que o autor ainda investe no seu produto, esse na verdade deve ser o mais rentável dele.

A fórmula na época da Manchete foi copiada com Shurato e outros.
…………………………………………………………………………………………………………



CONCLUSÃO
Tem ideia boa das mitologias, a animação antiga é um prato cheio pra quem gosta. Mostra a amizade, persistência. Mas CDZ termina sendo muito maçante. Se você conseguir maratonar esse negócio, é provável que a Saori vá te convocar pessoalmente pra ser mais um louvador da X*reca dela.

Sayonara Cavaleiros! E até nunca mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (O filme da banda)

Viewtiful Joe (anime)

Monk: Um Detetive Diferente (série 8 temporadas)