Sexta-Feira 13 (Jason) - Série de filmes
Os anos 1980 e até 1990 foram a casa de produções de terror seguindo um padrão. Nessa época tinham até certa popularidade (pra quem era “corajoso”!) e saiu uma carvalhada de títulos, precisando paciência.
O padrão era um pouco da estética, seguindo os efeitos e recursos disponíveis. CG praticamente não existia e o jeito eram os efeitos práticos, com sangues de mentira (parecia mais uma tinta).
Filmes eram até acessíveis e populares, simplesmente um hábito - não havia internet pra perder a hora.
Essas franquias geraram tanto que provavelmente só perderam pros Velozes & Furiosos (rumores dizem que o plano é para eternidade!).
As produções podiam ser locadas - havia separação por gênero, e uma só para o terror. E naquela época um tanto incorreta (1980/1990) comumente passavam na tv aberta - pra dormir assombrado...
Dessa leva alguns viraram ícones pops. É o caso de Jason - Jason Voorhees. Este foi mais um que termina confundindo os desavisados. O personagem é o Jason, mas o filme é Sexta-Feira 13.
Aqui um pequeno “guia” do que você pode ver nessa série. (In)felizmente esta não é muito inovadora, ao contrário dos amiguinhos, onde há um pouco de história. Sexta-Feira 13 não investiu muito nisso. Então não há muita diferença entre um filme e outro! Porém, porém… normalmente entrega um pouco de ação e ritmo.
O enredo é basicamente um assassino, Jason, matando todo mundo e jovens querendo se "divertir" (fumar maconha e fuck) em Crystal Lake - mesmo com todos os eventos parece que lá é o melhor, sempre voltam ao mesmo local!
…………………………
1 - Sexta-Feira 13 (1980): assim como muitas séries o primeiro termina sendo o melhor. Neste um pouco da mitologia dos filmes já é introduzida! Há histórias de mortes em Crystal Lake. Ainda assim, um grupo de jovens não vai deixar de “curtir a vida adoidado”!, né? É só isso, um grupo de jovens que vai acampar pra poder “brincar” e fumar aquele cigarrinho que não é legalizado. Massssss…….. há de fato um assassino, e aí você já sabe como é o gênero slasher, um a um vai morrendo. Este é bom porque é diferente de todos os outros: o Jason supostamente só vai aparecer no final, naquela cena famosa do lago, e o assassino ninguém sabe quem é (se você já pegou o spoiler vai saber). E a história de todos os filmes vai girar em torno dessa lenda que se inicia aqui: Jason era um garoto que morreu afogado porque os monitores foram negligentes, dizem que eles estavam “brincando” (transando)!Mamãe é de morte!🤣🤣🤣🤣
A contagem continua...🔪
2 - Sexta-Feira 13 - Parte II (1981): como já foi dito os filmes não tem muita difença (com exceção do primeiro). Mas aqui vai o enredo, um grupo de jovens vai para Crystal Lake eeeee……. de novo há um assassino, desta vez já é o Jason. Tem basicamente a mesma estrutura: os jovens querendo “brincar” e fumar aquele cigarrinho artesanal que não é de palha. Com isso o assassino vem pra matar um a um. O Jason aqui tá usando um capuz - ainda não tá com a máscara de hóquei - e é dos poucos onde dá pra ver um pouco melhor sua face! - pronto, spoiler dado!
Olha só, 3 e 3D também! Genial, né?😂😂😂😂 Esse filme na época saiu no formato. Tem a cena memorável do olho saltando. Pesquise aí |
3 - Sexta-Feira 13 - Parte III (1982): já tá “bombando”! Neste, o enredo, adivinha? Grupo de jovens querendo “brincar” (em Crystal Lake, provavelmente não existe outro lugar pra ir e ainda é recomendado no geral!), aquele “cigarro bacana” e todo mundo morrendo! Aqui é o primeiro em que Jason usa a famosa máscara. Também há um personagem gordinho do cabelo enrolado que gosta de fazer pegadinha, uma espécie de metalinguagem com efeito especial (tendência no gênero).
Final? Sim, concerteza!🤔 |
4 - Sexta-Feira 13 - Parte IV - Capítulo Final (1984): capítulo final... tá bom! Jason não morreu! E voltou a Crystal Lake para de novo: acabar com jovens que querem ficar “brincando” e fumando um cigarrinho artesanal. Neste há um destaque pra um menino que não quer cortar o cabelo, mas no final decide aderir à causa!
Depois do final, um novo começo! |
5 - Sexta-Feira 13 - Parte V - Um Novo Recomeço (1985): neste deram uma pequena variada mas seguindo clichê do gênero: o tema abordado é clínica psiquiátrica. O garotinho do filme anterior vai parar nesse tratamento e o roteiro segue a mesma coisa, um assassino matando todo mundo. Aqui há um certo “plot twist” depois de muitas confusões da Sessão da Tarde acontecerem. É melhor você olhar pra saber o que é. E não pode faltar a “brincadeira” e eventual cigarrinho.
Morte não deve constar no vocabulário do Jason
6 - Sexta-Feira 13 - Parte VI (1986): Jason Vive: o cara mesmo não sendo brasileiro não desiste nunca. Jason ataca mais uma vez! De novo Crystal Lake (com outro nome) e xóvens querendo “brincar” mais um cigarro dubom se possível! A trama é com o mesmo personagem do filme anterior, visto de maneira torta (doido). E outro ator o interpreta. Um certo crush com a filha do xerife. Também crianças acampando - relembrando o que aconteceu com o vilão (ou protagonista?).
Poderes telecinéticos? Sim! Só tá faltando dragão, et, chupa-cabra etc.
7 - Sexta-Feira 13 - Parte VII (1988): A Matança Continua: o título brasileiro não podia ser melhor! A protagonista é uma moça estranha. Ela tem alguns poderes, telecinese (é, já apelaram). E foi responsável pela morte do seu pai problemático. Crescida, ela é tratada por um suspeito psicólogo. Então um grupo de xóvens chega de novo pra fazer aquela “baguncinha”, e o indispensável “enroladinho de erva”. Bom, não precisa dizer que a “matança continou”.
Com dinheirinho acumulado, Jason resolve dar um rolê pela city
8 - Sexta-Feira 13 - Parte VIII: Jason Ataca em Nova York (1989): com todo esse ibope (e grana) Jason resolve fazer uma viagenzinha para uma cidade famosa. A história se passa boa parte em um navio. Os protagonistas são um casal e claro que não pode faltar aquelas cenas marotas de “brincadeira” e erva sendo queimada, mais a matança. Nova York só aparece quase pelo final. Aqui têm umas cenas famosas da web, como a do boxe e a do Jason chutando o rádio dos punks.
Este encerra a série antiga com a promessa de encontro com o Freddy Krueger. É um dos mais diferentes do resto, já que o foco é mais o coração dele passando de um corpo pro outro
9 - Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993): depois dessa série de assassinatos de todos os filmes já passou da hora de pegar o meliante! De fato aqui há um esforço para expurgá-lo mas o Jason sempre dá uma escapadinha… há um foco para o coração dele que consegue passar de um corpo pro outro. E o “amorzinho” de personagem nem aparece tanto. No final ele consegue ressurgir. Investiram na história sobre sua meia-irmã. Tentando ficar forte criando elo com seus únicos parentes. O filme ainda mostra uma espécie de easter com Evil Dead (o formato até lembra). No final foi aquela promessa de crossover com o Freddy Krueger, que só ocorreu 10 anos depois!
No "futuro" nada de smartphone e rede social pra postar, tecnologia mesmo era um DVD (pirata de preferência) |
10 - Jason X (2001): o mundo se “modernizou” e nada mais certo do que fazer uma versão futurística. Bom, pelo jeito “morrer” não é palavra do vocabulário do Jason. No filme anterior houve de fato uma grande chance dele ter deixado de viver. Mas neste ele conseguiu chegar anos de distância. Mesmo nessa época longínqua ainda exploraram clichês da franquia, como dorgas e “brincadeirinhas” (tem um cara que se relaciona até com uma robô). O filme termina e será que ele ainda tem chance de voltar? Pela quantidade de sequência isso não é nem um pouco impossível! Já até dá pra ver que anos à frente ele ainda consiga ser estrela (sem trocadilho!) e volte já até quando o teletransporte e a máquina do tempo tiverem sido inventados. Bom aí já é muito “De Volta Para o Futuro”, mas é isso mesmo…
FILMES BÔNUS:
O encontro de dois ícones do slasher, que por sinal até hoje são lembrados☺ |
- Freddy x Jason (2003): Dois ícones do terror não poderiam ficar sem um filme juntinhos! Neste fizeram um ótimo crossover. Acertaram em mostrar tanto o universo de um quanto do outro. Entregaram o que deveria ser feito em relação a ambas as franquias. Foi quase uma espécie de presente. Também o cenário já era o mundo moderno dos anos 2000, com celulares e informática.
Após a folguinha que alguns ícones tomaram, lá pelos anos 2000 tentaram uns remake/reboot. Este filme também tem o título de Bem-Vindo a Crystal Lake |
- Sexta-Feira 13 (2009): como não podia deixar de faltar, um remake do finalzinho dos anos 2000. Este também é bom. Embora tenha adotado uma roupagem nova. E a qualidade de imagem também moderna. Se baseia confusões na Sessão da Tarde e tenta fazer um reboot, contando a história do que aconteceu com o Jason. Aquilo do acampamento etc. Aqui também usaram da “mitologia” (digamos assim), jovens (tão mais parecidos com marmanjões!) indo se divertir em Crystal Lake e aquela ervinha que não é legalizada! É bom, mas quase que um universo paralelo do original. Então vai de cada um se vale ou não a pena, muitos remakes não são bem vistos pelos fãs hardcore!
A série Sexta-Feira 13 é boa! Mas em comparação com os amiguinhos do terror não investiu muito em história, personagens e coesão. Você vai sempre sentir que tá vendo o mesmo filme! Comparando por exemplo com Freddy Kruger. Em Freddy até que elaboraram várias histórias e conseguiram ligar tudo, mas muitos filmes são um tanto enfadonhos e sem ritmo. Em Jason é o contrário, não tem história mas tem muito ritmo! Você quase sempre sabe o que vai acontecer, mas se passa de jeito que dá vontade de ficar assistindo. Então nesse ponto é basicamente parar na tela e deixar rolar, de boa!
Jason manda um abraço (e uma terçadada) e também diz que tá valendo conferir seus filmes |
Comentários
Postar um comentário