Moonwalker (Filme com Michael Jackson)

Michael Jackson foi um dos poucos fenômenos que alguma ou outra vez ocorre. O cantor foi um exemplo de como alguém pode ter sucesso e ficar cheio do dinheirinho - dinheirinho não, dinheirão!

Entre carreira e adoração dos fãs, o astro da música terminou lançando um filme (não podia faltar). O nome é Moonwalker e caso você ainda não tenha visto ou não sabia direito, este é o título.

A seguir um pouco do Michael e do filme obviamente, ainda que seja de outra mídia, pode parecer que a realidade e o longa tem alguma ligação!


Michael Jackson
1 - O astro se iniciou no grupo Jackson 5 (ou Jacksons e nomes parecidos), o grupo foi um sucesso naquela época e era composto por irmãos. Uma das questões é que embora tenham tido sucesso, foi revelado que o pai era uma pessoa muito rígida com os filhos, inclusive batia neles. Da formação o que mais teve sucesso terminou sendo o Michael, e continuou numa carreira solo. Esse sucesso foi tamanho que os Jackson quase ficaram apagados.


2 - O sucesso evidente não foi pra menos, além das músicas realmente boas. Ele ainda fazia shows memoráveis, com uma grande equipe e as suas coreografias e dança. E sem contar os clipes que podiam ser vistos na televisão. Aliado a isso um boca a boca e constante notícia sobre (não necessariamente boa), que de um jeito ou de outro divulgavam!


3 - Michael infelizmente se viu em meio a polêmicas. Naquele tempo não havia internet e os meios de comunicação eram as revistas e jornais, com suas manchetes na rua e a televisão.
3.1 - Uma das maiores conversas sobre sua vida foram a aparência física, Michael tinha pele negra. Mas no decorrer do tempo ficou com a pele clara, e sem contar o nariz. Isso era uma das coisas mais noticiadas até os anos 1990. Essa mudança da pele, na verdade, foi esclarecida por ele se tratar de vitiligo e outras doenças, como o lúpus.
3.2 - Outra polêmica foram os casos de abuso sexual do qual foi acusado, pedofilia. Na televisão ainda chegou a passar uma espécie de filme/documentário que mostrava o Michael como alguém muito rico e até excêntrico, e ainda os supostos casos de abuso. Os casos teriam ocorrido em Neverland (Terra do Nunca, alusão à história infantil Peter Pan), propriedade de Michael.
3.3 - Michael era estranho, não bastando tudo que o cercava com essas notícias ele ainda mostrava algumas situações “curiosas”. Os filhos dele viveram no anonimato e quando apareciam era com máscaras ou véus. Uma das suas últimas polêmicas foi quando apareceu com seu filho bebê na varanda nos anos 2000, ele pendurou o garoto. O rosto do menino estava coberto com fralda.




Mas já chega, né? Vamos para o filme!


Capa do DVD brasileiro lançado assim que o astro morreu

Moonwalker
Esta produção teve uma certa fama no Brasil, pois passava uma ou outra vez na TV. Virou uma espécie de lenda! Não havia internet, então ou você via na televisão (e quem sabe gravava com uma imagem boa, se fosse o caso), ou então tinha a sorte grande de achar na locadora.

Mas não bastava passar na TV, tinha que ter conteúdo. E este tem conteúdo!

O filme conta com algumas bizarrices/fantasias, fator que chama atenção.

É dividido em duas partes, o começo que é uma espécie de coletânea de clipes e a segunda, que já é mais pra uma história.


PARTE 1:
O início mostra o frisson que era o Michael. Fãs desmaiando, shows lotados e o músico quase que um deus.

Além disso um pouco das estranhezas que a partir de um certo ponto ficaram ao seu redor, como as transformações físicas (amplamente divulgadas - nariz). Suas aquisições por conta da “bufunfa” etc.

O filme prossegue com cenas memoráveis, como uma gangue com o cantor em formato criança.

Até o estúdio de cinema, onde coisas estranhas acontecem de novo. Pessoas querem autógrafos do astro. Este trecho é feito por animações, uns bonecos bem feios por sinal.

Esta parte 1 apesar de mostrar fatores exóticos, não deixam de ser uma crítca/sátira à própria vida da estrela: a idolatria, a perseguição da mídia.


PARTE 2:
Nesta parte 2 já é um tom mais de cinema mesmo, enquanto na primeira foram vários momentos aleatórios, aqui já é mais voltado pra história.

A história: não é mostrado muito sobre o Michael Jackson ser alguém, digamos, humano, um astro da música, personalidade. Além dele o protagonismo são de 3 crianças. Em especial da Katie. Michael demonstra afeto pelos 3, e mais à garota, inclusive há uma cena onde ele e os pequenos aparecem brincando no que talvez seja a Neverland. Sim, o Michael marmanjão, brincando feito menino!

Esse é o naipe do vilão. Dá até medo!😂

A história.2: o enredo se baseia num vilão cujo objetivo é distribuir dorgas, o cara quer ficar rico desvirtuando o próximo. E ainda deixar meninos e meninas inocentes começarem cedo nesse mercado.

O vilão é meia boca, com um visual do tipo “quê?”, passa quase todas as suas cenas esbravejando. E que com uma aparência dessas dá vontade mais de rir do que chorar!🤣

Michael Jackson é o herói! (claro, né?): e, agora, quem poderá nos defender? MJ! Não deixando as bizarrices de lado, MJ pode virar carro e até um robozão de metal! Bom, aí vai de você se vai ficar impressionado ou morrendo de rir com estas cenas.

Michael Jackson vira carro e um robozão! Precisa de mais?😂😂😂😂😂



Conclusão:
Talvez seja um clássico, pra quem viveu os tempos áureos do MJ (quem viveu até pelos anos 1990) o filme foi quase que um desejo de consumo. Embora tenha bizarrices, em especial a cena do estúdio, que tem uns bonecos de assombrar o público jovem/infantil, a produção entrega um bom divertimento e vale mesmo por essas bizarrices/fantasias.

O filme talvez não seja tão clássico mas pra quem curtiu o período sem dúvida é.

Pra uma geração mais nova que talvez não saiba muito sobre o Michael e talvez nem saiba a febre que foi, vale assistir. E o texto acima sobre sua vida é para mostrar um pouco sobre tanto polêmicas e manias quanto o barulho que ele fez. Mesmo com esses problemas o cara foi um astro, do tipo que gerou covers, adoração e até músicas que possam ser lembradas e posteridade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (O filme da banda)

Viewtiful Joe (anime)

Monk: Um Detetive Diferente (série 8 temporadas)