Top 10 Discos Brasileiros - 2

Disco, CD, e ainda dizem que se vende vinil, quiçá fita K7, estão fora de moda, principalmente para as novas gerações, que não dispensam os serviços online. Mas houve um tempo em que a expressão “última ‘bolacha’ do pacote” ainda tinha sentido.
Aqui estão alguns bons discos, mas que você não é obrigado a gostar, principalmente se os artistas apresentados não forem sua praia. Mas se porventura tiver interesse nestes tipos de música e quiser dicas, aqui estão valendo bastante, claro que você também pode discordar que não é tão bom ou não é o preferido!

A regra é apenas um disco pra cada artista e que o artista não tenha aparecido no Top 10 anterior.
Também notar o crédito que o disco leva: Raulzito e Os Panteras não é o mesmo que Raul Seixas.



Clima de Tropicália

1 - Caetano Veloso (1968) - Caetano Veloso
Este disco é o primeiro solo de Caetano em estúdio. O primeiro disco de fato foi o da parceria com a Gal Costa, intitulado Domingo. Caetano Veloso é um artista genial, porém muitas de suas interpretações, principalmente as mais recentes, são chatas, que são um verdadeiro martírio de se ouvir. Contudo se você por conta disso não goste, procure se informar de suas infinitas composições, sem pressa, pois muitos sucessos na voz de outros artistas são na verdade seus. Possui letras do tipo interpretação, daquelas que só de ouvir você não pega a mensagem. Este Caetano Veloso (1968) é com visual da Tropicália, movimento cultural, e portanto com jeito característico, e destoando de muitas canções famosas que, convenha, não são das melhores do artista.


Um disco excelente!

2 - Gilberto Gil (1968) - Gilberto Gil
Pegando a onda da Tropicália, desta vez o disco do Gilberto Gil, datando o mesmo ano. Este aqui é um excelente achado! Um dos primeiros de sua carreira e com um som fora do normal. Guitarras e Gil com muita energia. Este artista ao contrário do seu contemporâneo Veloso, possui um som mais agradável e fácil. Depois de ouvir este álbum, é só dar uma procurada nas suas músicas e discos, que ele realmente tem uma melodia alegre e boa. O cara é f*...!



O Fruto Proibido da juventude!

3 - Fruto Proibido - Rita Lee & Tutti-Frutti
Após a saída dos Mutantes, Rita Lee foi acompanhada pelo grupo Tutti-Frutti, onde em seus álbuns o crédito era Rita Lee & Tutti-Frutti. Este álbum facilmente se encontra em recomendações de música ou rock brazuca! Realmente um dos melhores, mesmo sendo antigo parece que continua pertinente com suas discussões a respeito da juventude, da mudança de comportamento. E também com sonoridade excelente. Contém alguns hits e outras canções nem tão lembradas.



Dados dizem que com este disco Rita Lee alcançou fama internacional

4 - Rita Lee (1980) - Rita Lee
Rita Lee é uma famosa cantora nacional, provavelmente lembrada pelos vários hits, que realmente não é difícil fisgar quem ouve. Ela tem uma certa discografia e dá pra ir atrás praquela conferida. Porém mesmo sendo muito reconhecida, é fato que algumas músicas não são tão boas. Sim! É daquelas que acertaram em cheio nas faixas, mas se você for atrás da obra completa, vai encontrar não dificilmente alguma música “vergonha alheia”. Este aqui, datando de 1980, contém músicas boas e é bom como todo. Apenas uma dica da Rainha do Rock Nacional, caso queira uma sugestão de disco dela!😉


Disco de estreia de uma longa carreira de sucesso!

5 - Cidades em Torrente - Biquini Cavadão
Grupo de sucesso por décadas. Algumas músicas são de ritmo animado, festivos. Tem canções que entraram na categoria popular e são lembradas até hoje. Vale dar uma conferida em uma ou outra música sem compromisso. Este álbum é o de estreia, com uma pequena ponta do Renato Russo na primeira faixa. E tem um som muito bom. Há um dos maiores acertos das antigas, a música “Tédio”. Tamanho sucesso que o rei da sacanagem, já falecido, Mr. Catra, estourou com a versão funk, e que muitas pessoas nem sabiam que era uma paródia!🤣



Rock valendo no resgate do Aborto Elétrico!

6 - MTV Especial: Aborto Elétrico - Capital Inicial
Este disco não é precisamente da banda. Mas é creditado a eles. Nos tempos do Orkut e navegação em sites que não fossem redes sociais, havia de fato uma Legião de fãs. Muitas histórias e material não lançado de maneira oficial circulavam para os curiosos. E entre a adoração ao Renato Russo, diversas histórias sobre, incluindo a banda que originaria os grupos Capital Inicial e Legião Urbana. Talvez ainda haja um hate em relação ao Capital. Mas se você conhece o grupo sabe que há uma inevitável ligação com o Renato, músicas de sua autoria. E nesse “fervor”, o Capital terminou lançando o disco Aborto Elétrico. Com gravações que os fãs só podiam sonhar. O disco é de rock valendo! Dinho e companhia fizeram um bom trabalho, trazendo uma possível reprodução autêntica! Além desta espécie de homenagem, é bom desmistificar o grupo, Capital Inicial é sim bacana! Vale conferir músicas e álbuns seus!



Ellis com dois éles, início de uma estrela!

7 - O Bem do Amor - Ellis Regina
Elis Regina sem dúvida nenhuma foi uma das maiores vozes do Brasil. Ela é sempre lembrada por suas interpretações famosas, porém o material da Elis vai além disso. Antes de se consagrar lançou alguns discos, e como pode ocorrer frequentemente, ficou meio “obscuro”. Este álbum além da sua voz inigualável em início de carreira (a grafia está até com dois “l”), é perfeito, brasileirinho e sambinha. Recomendado! Se você quer dica da Elis, e que não sejam aqueles compilados fáceis com os “maiores sucessos”, é este. Um dos discos completos pra quem quer ouvi-la!



Disco maluco com 4 malucos!

8 - Sociedade da Grã-Ordem Kavernista - Sociedade da Grã-Ordem Kavernista
A seguir Raulzito em algumas de suas formas! A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista foi um disco composto pela talvez banda de Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada. Os 4 estão na capa. E os créditos são somente isso, foi o único álbum lançado. Após o fracasso de Raulzito e Os Panteras, Raul Seixas continuaria na missão de ter sucesso com o que mais curtia, música. Raul não caiu de paraquedas no meio, vinha trabalhando, mesmo que nos bastidores. E em alguma oportunidade conseguiu gravar este disco de forma super rápida. Porém seu chefe não tinha autorizado e o disco foi recolhido. Por conta dessas limitações, este álbum ficou “oculto”, fora de catálogo. Sobre. É muito bom! Comparando de maneira tosca, é um “The Dark Side of the Moon” da época dos hippies no Brasil. De alguma maneira conta uma história, contém diálogos e não somente música e composto de humor brasileiro! Imperdível!


A tentativa de Raul Seixas...

9 - Raulzito e Os Panteras - Raulzito e Os Panteras
O primeiro disco de Raul, com sua banda antes chamada The Panters, foi bem intencionado. Porém não fez sucesso e o grupo se desfez. O nome Raulzito e os Panteras segue aqueles títulos genéricos da época (Banda e Os Fulanos). O som é agradável, mas destoa um pouco do que viria consagrar o artista. Por estar em início de carreira, é bom ver como ele começou e tentou sair no meio. Disco bom!



Novo Aeon é o terceiro lançado dos 4 discos básico de Raul Seixas
10 - Novo Aeon - Raul Seixas
Após se consolidar no cenário musical como figura pública, Raul Seixas lançou vários álbuns! Entre a sua discografia, os 4 primeiros são considerados o básico pra qualquer entusiasta. Iniciando no Krig-ha, Bandolo! e até Há Dez Mil Anos Atrás. O Novo Aeon é o terceiro desta lista, álbum diverso, com músicas diversas e temáticas variadas. E acredite ou não, ainda pertinentes! Músicas realmente reflexivas como Para Noia, A Maçã; sucessos até hoje lembrados como Tente Outra Vez e outros. É uma síntese do potencial que Raul Seixas foi.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (O filme da banda)

Viewtiful Joe (anime)

Top 10 - Personagens mais carismáticos dos animes/mangás