Evangelion (Anime Clássico x Mangá)

Evangelion é uma série de 1995 e que até hoje tem fãs e (muitas!) discussões


Neon Genesis Evangelion, ou simplesmente Evangelion, foi um marco dos animes. É tido como referência dos anos 1990 e estava à frente de seu tempo.

Acontece que houve uma confusãozinha na produção do título. Foi lançado quase que simultaneamente ao mangá e o anime acabou rápido!

O mangá se estendeu durante anos! Com os passos vagarosos do autor, o público só pôde ver o final quase 20 anos depois! (1994-2013).

Por ser um título mais adulto, o anime não era de fácil acesso - não era programação comum de tv aberta (Brasil).

O mangá certamente foi porta de entrada para muitos pelo “período fértil” das bancas aqui no Brasil.

O título teve um revival mais recente, pois foi disponibilizado no catálogo da Netflix.

E sem contar alguns filmes reboot/remake para contar (de novo!) a história! Bom, aí você já vê que Evangelion por alguma razão sempre ficou com alguma coisa de errada que não está certa!


A HISTÓRIA
Evangelion gira em torno do protagonista Shinji Ikari, 14 anos. Foi chamado sem mais nem menos pelo seu pai, que não nutre laço afetivo. Sua mãe é dada como morta. Shinji não guarda nenhuma lembrança dela.

Seu pai apenas queria que ele pilotasse o EVA, uma espécie de robô gigante que combate seres chamados de Anjos. Daí é aquele draminha básico adolescente: o garoto fica um pouco chocado.

O enredo se baseia nessas lutas diversas com os anjos. Mas vai muito além, no decorrer vemos muitas questões existenciais, bem como referências religiosas diversas.

Um dos acertos sem dúvida é o clima que ao mesmo tempo exala um pouco de juventude, mas também possui atmosfera madura!


O MANGÁ X ANIME
(In)Felizmente o mangá demorou muito pra ser entregue. Algumas edições demoraram anos pra sair. Que é provável quem acompanhou ficou desapontado com a espera entre um volume e outro. O ideal é que com o título completo se leia de uma só vez! E ainda bem que sem pressa o autor entregou uma ótima história.

O anime foi lançado sem enrolação. Caso ainda não tenha visto, vai notar que o final foi mais ou menos, mais ou menos… Deixou até o público insatisfeito. Algo um pouco sanado com produções “posteriores” (a informação é que realmente fizeram de uma hora pra outra estas conclusões em filme - bom, talvez não!).

Evangelion ficou nisso e com um legado para produtos, fizeram outros títulos de mangá além do principal. E claro, bonequinhos, videogame and shut up! Take my money!

Não dá pra esquecer também do grande número de fãs, que mesmo com pouco conteúdo original, ficaram fiéis!


Diferenças entre Mangá e Anime - Pontos Positivos e Negativos
ALGUMAS DISTINÇÕES:
Há diferenças notáveis entre os dois formatos:
1 - Rey Ayanami tá até falante! No mangá ela é quase uma porta! Mas não deixa de pouco se expressar (rosto, resposta).
2 - Shinji não é tão complexado. Dá até pra dizer que o cara é sociável aqui!
3 - O anime é até um pouco mais ousado que o mangá: a Ritsuko gosta de fumar um cigarrinho. E outras eventuais situações!



O ANIME
Pontos positivos:
1 - É claro que o anime dá uma sensação única que quadrinho nenhum pode dar, a animação (dã!). Isso sem contar as cores, as batalhas, os personagens, os sons e a música! A experiência neste quesito ganha!
2 - O anime tem um drama até certo ponto forte, ver e ouvir as expressões é até de dar agonia!
3 - No desenvolver o clima alegre vai cedendo a uma situação obscura. O que está acontecendo afinal? O que é a NERV? Quais os planos de Gendo Ikari?



Pontos negativos:

1 - O desfecho, tipo “What?”. É daqui que vem o meme “Parabéns!” (realmente!).
2 - A construção rápida funciona, mas lá pelo meio e quase final o título começou a se perder.
3 - Taras sexuais!: o anime não disfarça esse fetiche! Com várias situações. No mangá isso não é recorrente!
4 - O andar é outro: no começo investem MUITO em humor (podendo ser agradável), e no final começam a tirar esse clima, ficando sério e até CHATO!
5 - Asuka Langley Soryu é tagarela, ao ponto de até irritar o espectador. A garota tão inteligente aqui parece não ser tanto.
6 - Os outros personagens (super coadjuvantes!) não ganham tanto destaque. Aqueles jovens que trabalham nos comandos da NERV ficaram ofuscados. No mangá dá pra ver bem todo o conjunto!
7 - Até os outros não tão coadjuvantes não possuem o mesmo brilho do mangá. Como o Ryoji Kaji, o Gendo Ikari etc. Teve tudo que ser entregue de maneira rápida, o que não aconteceu na leitura.
8 - E pelo formato rápido é quase que piscou perdeu. Um dos fatores principais de Evangelion, que é o conteúdo relacionado à religião, a atenção tem que ser redobrada no anime.

Esta é a famigerada cena final - virou até meme. A série foi ficando enfadonha com diálogos sem fim. "Consertaram" com alguns filmes. Na verdade a conclusão dos "Parabéns!" não era o plano do diretor.



O MANGÁ
Pontos positivos:

1 - O mangá é clássico e perfeito: só pecou pela demora, mas entregou uma história fechada. Concluiu e fez o que tinha que fazer!
2 - O conjunto é completo:
1 - O ambiente
2 - Os personagens
3 - A trama
3 - O desenho do Yoshiyuki Sadamoto dispensa comentários, né!?



Pontos negativos:

Não tem! O único fator é não ter o formato animado!




Considerações do anime
Apesar do anime ser um tanto incompleto. Vale lembrar que assim que concluiu foram produzidos alguns filmes. Você encontra informações de que houve uma pressão para um final decente. Porém, nada mais foi do que o desejo do Hideaki Anno acabar o que começou.
Os filmes foram os seguintes:

O atual Death & Rebirth são compilados dos dois títulos. Foram basicamente um chamativo para a conclusão definitiva, The End of Evangelion
Evangelion: Death and Rebirth (são 2 filmes em 1!):
Death: obsoleto, é apenas um refresh da série toda! As três Crianças mais o Kaworu Nagisa vão tocar uma musiquinha. Nesse clima totalmente maçante, você vai ver de novo a mesma coisa!
Rebirth: Como não tinham concluído The End of Evangelion lançaram esses 25 minutos… detalhe, essa é a ordem. Vai ver o Death (chaaaato!) e depois o Rebirth.

                         

Este é o encerramento mais certo. Contudo algumas discussões falam que pode servir de alternativa, substituir ou complementar. Conta com episódios ".2" pois algumas partes foram omitidas na série!☹

The End of Evangelion (agora acaba mesmo?):
Há rumores de que mesmo naquele tempo alguns fãs exaltados só faltaram arrancar o couro do Hideaki Anno. Na verdade, dizem que faltou orçamento. Então criaram aquele final. Pode servir tanto como alternativa ou então substituir a conclusão estranha da série. Pra se ter uma ideia, simplesmente são episódios do tipo “.2”. Exato, algumas partes foram cabuladas!


Com esses dois lançamentos de filme ainda vieram alguma ou outra edição neles, mas é provável que encontre a versão terminada!


Consideração final!
O anime é bom! Você com certeza vai ficar com alguma cena em mente. Tem esses imbróglios mas no fim passa. E o legado ficou. Mesmo assistindo ou lendo o mangá, Evangelion é um verdadeiro quebra-cabeça, que vai fazer mais sentido pesquisando. Vai muito além do que só assistir a história!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (O filme da banda)

Viewtiful Joe (anime)

Top 10 - Personagens mais carismáticos dos animes/mangás