Top 10 Disco Brasileiros

Disco, CD, e ainda dizem que se vende vinil, quiçá fita K7, estão fora de moda, principalmente para as novas gerações, que não dispensam os serviços online. Mas houve um tempo em que a expressão “última ‘bolacha’ do pacote” ainda tinha sentido.

Aqui estão alguns bons discos, mas que você não é obrigado a gostar, principalmente se os artistas apresentados não forem sua praia. Mas se porventura tiver interesse nestes tipos de música e quiser dicas, aqui estão valendo bastante, claro que você também pode discordar que não é tão bom ou não é o preferido!


A regra é apenas um disco pra cada artista.




1 - Como é que se diz Eu te amo - Legião Urbana

Quando sai uma lista com os melhores discos de rock brasileiro, por alguém relacionado ou “especialista”, o disco da Legião Urbana que está na lista quase sempre é o “Dois” (segundo álbum da banda, dã!). “Como é que se diz Eu te amo” é bom e como todo bom disco de show deve ser. Se você for iniciante na banda, vale conferir. O repertório vai dos maiores sucessos até algumas não tão lembradas, algo ousado! Além das músicas da banda podem ser encontrados medley e também interpretações de outros artistas, alguns até que não tem nada a ver com o grupo, como o “Pintinho Amarelinho” (sim, ele cantou essa música!), febre nos anos 1990, e ainda de uma maneira debochada. O disco é duplo e foi lançado postumamente em formato de CD. Cobria a turnê do último álbum em que ainda fez shows, “O Descobrimento do Brasil”. Após este lançou “A Tempestade” e Renato Russo não demorou a falecer.



2 - Vou pedir pra você voltar - O melhor de Tim Maia (coletânea)

Engraçado quando esses álbuns tem o nome sugestivo... formato de CD e é mais um compilado facilmente achado na loja mais próxima. O autêntico rei da sofrência e músico soul do Brasil tem um certo número de discos que fica difícil acompanhar tudo. O cara lançou o que podia! No começo de sua carreira, assim como vários outros da época, o bom era só mudar a foto do perfil e pronto, taí o novo disco! Se você for pesquisar sua discografia, vai ver que o cara não brincou em serviço! Dá pra ouvir aos poucos sua obra, mas de qualquer forma, se pode ouvir uma coletânea que tiver, que já vem o básico dele. Os discos individuais, como acontece com qualquer artista, sempre vem aquela música que não é lembrada, então a coletânea é sempre o básico e o básico não pode faltar!



Capa, disco e banda debochada

3 - Jardim Elétrico - Mutantes

Caso você goste de clássicos do rock brazuca e música popular brasileira e porventura não conheça os Mutantes, tá esperando o quê? Mutantes é uma banda famosa que lançou o primeiro disco em 1968 chamado “Os Mutantes”. Após uma certa crise e saída da estrela e mulher Rita Lee ainda continuaram, até hoje. Mas pra conhecer a ideia é obrigatório ouvir todos os discos de estúdio lançados quando Rita ainda era integrante, isso é mais do que essencial. Como sugestão ouça “Jardim Elétrico”. Dá pra ver de cara que a arte de capa é totalmente maluca, as músicas também com humor, em suma, uma banda jovem que mesmo de tempo longínquo deve permanecer para todas as gerações. Observe o jeitão da música “Top Top” logo no início, algo que até hoje não se sabe o que é dito naquelas “letras”.



Pode acreditar que este álbum é ótimo!

4 - Ave Sangria - Ave Sangria

Um grupo digamos “underground”, na internet o dado de sua discografia conta somente com este de estúdio. A banda recentemente voltou com “Vendavais” (2019). A capa ao mesmo tempo boa, transmite uma imagem antiga e pouco desenvolvida. Este álbum é ótimo, pra quem não conhece é certo que é uma surpresa muito agradável do rock nacional, mesmo com imagem mais “alternativa”. É como se fosse um achado!



Os primeiros discos da banda tinham um ar, digamos, retrô. O que infelizmente mudou bastante com o tempo

5 - Skank - Skank

O álbum de estreia da banda é o caminho para o tom original do grupo, com toque de reggae e ska. O grupo é um sucesso, infelizmente veio mudando o estilo, e hoje tá com um modo bem pop, até anunciaram que iam parar. Suas apresentações são constituídas dos seus hits, incluindo os mais recentes. Porém pra quem ouve o primeiro álbum sente aquela nostalgia de ritmo e clima, o qual não existe hoje. É bom conferir pra ver como a banda se lançou e comparar com o que produziram recentemente.



Cafona, mas dá pra ouvir!
6 - Cinema Mudo - Os Paralamas do Sucesso

Outro álbum de estreia. Paralamas por vezes se mantém com sua proposta de reggae, ska e rock. Este disco, convenhamos, é tosco, mas é bom! Uma versão mais ou menos de “Vital e sua moto”, uma música meio cafona chamada “Vovó é Ondina é gente fina” (pelo título você já vê que não é algo conveniente). Tem esse jeitão brega, mas é ótimo ouvi-lo. Pra conhecer como o grupo deu seus primeiros passos e se ter ideia de como a banda prossegue até os dias de hoje, atravessando gerações. Importante notar a parceria de um tal Renato Russo, com uma música muito gostosa “O que eu não disse”.



Rock 'n' roll!🎸

7 - 7 - Ira!

É realmente engraçado esses títulos😛. Sétimo álbum da banda de São Paulo capital Ira!, primeiro em formato CD. O grupo é mais um estigmatizado pelos hits! Suas apresentações e músicas lembradas são sempre os hits. Este aqui é de rock e também vem com covers, mais do que uma homenagem ao estilo que a banda se inspira. A arte de capa embora simples é memorável, emblemática e ótima pra se lembrar de que é álbum bom.



Capa estranha, música sem igual!

8 - Profana - Gal Costa

Mais uma capa memorável e bem estranha! Gal Costa, qual adjetivo poderia defini-la? Vamos chamar modestamente de foda! Ela é uma das maiores cantoras/intérpretes que o Brasil já teve. Suas músicas passam pelos estilos que ela decide dar vida. Do seu tempo saíram os famosíssimos Caetano e Gilberto, ao contrário destes, não aparece tanto na mídia, mas quem gosta de suas músicas, nunca mais vai deixar de gostar. Ainda que tenha um ritmo mais popular em comparação com outros nomes, os ditos intelectuais, Gal Costa algumas vezes adota um ritmo mais chato. Este disco entre os vários já lançados, inclusive têm as coletâneas, vale pela capa e tem uma certa variedade de formato, com o carnavalesco “Onde está o dinheiro?”, a ótima “Vaca profana” e outros. São apenas 10 faixas, disco rápido e bom de se ouvir.


Álbum um pouco mais moderno da cantora

9 - Clímax - Marina Lima

Marina Lima fez um estrondoso sucesso na década de 1980 e provavelmente se estendeu até 1990. Com o tempo as músicas mudaram, Marina Lima já lançou novas músicas, mas é claro que veio mudando seu estilo que a consagrou. Ela é uma ótima intérprete de voz sem igual. Este disco de uma nova época para o cenário de música ainda tem um pouco do seu jeito de rock pop, porém de um maneira diferente, pra sair do mesmismo. Vale dar uma chance e conferir.



A expressão de um homem urrando

10 - Cabeça Dinossauro - Titãs

Pra encerrar um disco clássico do rock nacional e indispensável para o mesmo. É um dos títulos mais famosos e sempre vai estar na lista dos maiores nomes do gênero. Sem dúvida uma porta de entrada para os Titãs, com suas letras fortes, instigantes e mostrando o que eles sempre foram e são capazes desde o início.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (O filme da banda)

Viewtiful Joe (anime)

Monk: Um Detetive Diferente (série 8 temporadas)