O homem nu (1997)
Cláudio Marzo é Sílvio Proença, sujeito bem de vida que acabou se metendo numa enrascada! |
É baseado livremente no conto do mineiro Fernando Sabino, famoso por seus textos com dose de humor, e também é remake de um filme de 1968. O conto é minúsculo e acontece a ideia base do filme, um homem vai pegar o pão de manhã, o vento bate na porta e ele fica preso do lado de fora.
O FILME
O filme aborda de maneira hilária algo que não é nada demais, a nudez! A regra obviamente é o humor, mas deixa naquelas entrelinhas uma certa crítica à “moral e aos bons costumes”. O conto por ser muito pequeno, não se aprofunda em quase nada, exceto as sutilezas. Mas o filme!
INÍCIO
O filme já começa com o homem de modo desolado, com uma música dramática ou de terror, como se tivesse sido condenado, e sem roupa alguma, totalmente despido nos vários sentidos da palavra e sendo perseguido pelos populares, como um animal e depois na chuva.
O FILME EM SI
O filme nesse início trabalha a questão da chuva, o homem aparece como alguém exemplar, dono da própria pessoa, arrumado, com mulher.
Terá que pegar um avião, mas as coisas começam a sair do planejado. Não deu pra decolar por causa do tempo. Fica na casa alheia com colegas e se envolve com uma jovem, por sinal a característica desse personagem é ser um farrista.
Não demora pra no outro dia ver que não foi ao compromisso e termina do lado de fora do apartamento. Uma série de confusões termina obrigando-o a fugir. Daí é só comédia! E a mobilização da cidade…
CONCLUSÃO
O filme prossegue com aquele tom do tipo aventura, à grande caça do inimigo. O desenvolvimento é tão hilário que chegam a chamar o Batalhão Especial (só por causa de um homem nu? A que ponto chegamos?)😁. Também vale destacar o poder da imprensa fazer burburinho por um simples incidente. Passou o dia fora de casa, é bom ver que não havia tomado o seu bendito café da manhã. Quando a noite vem há o desfecho, obviamente não dá pra contar! Mas algo interessante é caso veja o filme, e logo depois o reveja, notará as dicas do que é mostrado no final, pelos diálogos contidos exatamente no início...🧐
Como classificar "O homem nu"? Trata um tema rotineiro, bem a maneira do Fernando Sabino. Não é exagerado, apenas uma situação curiosa. Vale dar uma conferida, e claro, é um filme brasileiro com sua brasilidade. Desde cenários, as pessoas, a música e o humor! É bom, vale assistir!
Comentários
Postar um comentário