Dom Casmurro
Considerado por muitos a maior obra de Machado de Assis. Este, por sinal, muitas vezes considerado o maior escritor brasileiro. Dom Casmurro é boa leitura e reflexiva.
A Editora Ática fez uma ótima edição, cheia de notas explicativas, e ainda tem como introdução um pouco de uma estudiosa de um país da língua inglesa, que considera essa obra o “Otelo brasileiro”. Isso pra situar a relevância do autor. Infelizmente essa publicação da Editora Ática não está mais à venda. E também um problema seu é não possuir um bom encadernamento, coisa comum em edições antigas, sendo facilmente desgastado pelo uso.
A história começa com Bentinho, o protagonista, explicando o apelido de Dom Casmurro. Ele estava em um trem e por não ter dado atenção a um jovem muito empolgado recitando um poema de própria autoria, acabou dando a alcunha de Casmurro. O Dom veio pelos colegas.
O tempo presente já é a velhice do personagem. Ele explica que construiu uma casa idêntica a da sua juventude, e ainda colocou imagens de personalidades históricas, que também existiam nessa casa extinta. Todas misteriosamente envolvendo o tema da traição, isso quando ele ainda era uma criança.
O protagonista está entediado, tem alguns afazeres para passar o tempo e então decide escrever sobre sua vida.
A partir desse ponto a história se desenrola. Ele narra desde parte de sua infância/adolescência. E da sua paixão pela tão famosa Capitu, amiga desde quando eram pequenos.
Os personagens são muito atrativos, os momentos icônicos, e todos têm algo de relevante. Mas a trama se concentra mesmo na dualidade Capitu/Bentinho.
É uma história que nos faz pensar como a vida se passa num piscar de olhos. Dá até uma certa angústia de olhar pra trás e ver que tudo se foi, e muitas vezes as coisas não acontecem da maneira que a gente imaginou, e então não tem mais volta.
A Editora Ática explica talvez todos os detalhes, as referências na história, portanto vale muito a pena. Esses detalhes passariam despercebidos se não fossem as notas.
No final tem uma pequena biografia de Machado de Assis, e ainda fotos, mostrando um pouco da sua personalidade, algo além do nome que muitas vezes é tratado, “o” Machado de Assis.
Comentários
Postar um comentário