Samurai X (Rurouni Kenshin)

Mangá lançado pela JBC, com ótimos extras. O autor sempre explicava o processo de criação de sua história, bem como suas influências, muitas delas do mercado americano de quadrinho. Nobuhiro Watsuki era um verdadeiro nerd.

Conta a história de Kenshin, que teve de matar várias pessoas para abrir uma nova era no Japão. Ele ficou amargurado por conta disso e no tempo do gibi ele tem a promessa de não tirar a vida de mais ninguém e para isso anda com uma sakabatou, espada de lâmina invertida.

Nas primeiras histórias somos apresentados aos personagens que irão acompanhar o resto da trama, Kaoru, jovem que ensina luta de espadas, mas espadas de bambu. Yahiko, que começa bem fraquinho e quer se tornar um grande espadachim, então vira discípulo de Kaoru, foi quase uma adoção. E o Sanosuke, também foi quase “adotado”, ele é um jovem próximo aos 20 anos e acaba fazendo parte do grupo. Além desses mocinhos, tem outros personagens que acabam fazendo parte da “turma do bem” e que depois de serem apresentados acompanham a equipe.

A história é empolgante, e a pessoa sempre fica apreensiva como Kenshin vai vencer sem quebrar o voto de não matar.

Lembrando que na época o uso de espadas era proibido, e pelo protagonista usar uma, embora “invertida” (que não é tão mortal), algumas vezes foi perseguido pela polícia.

Essa história também tem muitos clichês, porém se adequam ao gênero, por se tratar de uma história jovem, é de se esperar que o protagonista sempre ganhe. Então não há muita surpresa nesse sentido.

Contudo é interessante ver o ambiente em que ocorre a história e a mudança dos tempos. Na última saga, ele enfrenta um sujeito que estava envolvido com o comércio de armas de fogo. Em histórias anteriores Kenshin também enfrenta esse tipo de equipamento. Mostrando que o tempo das espadas estava ficando para trás. E muitos personagens ainda tinham o orgulho de lutar com esses objetos que começaram a ser desvalorizados.

Nessa última história, o mangaká mesmo confessa que ficou fraca. Segundo afirma, ele já tava ficando esgotado, e que não havia planejado muito bem. E além disso o final deixou muita coisa em aberto. Podendo gerar vários spin-offs. Na própria revista diz que o autor ainda chegou a trabalhar um pouco nessas brechas da história.

Mas Nobuhiro Watsuki recentemente se envolveu numa polêmica, ele foi pego com pornografia infantil. Isso gerou várias discussões. Será que a obra deve ser separada do autor? Lembrando que Samurai X foi o mangá de mais sucesso que fez, ele ainda tentou outros, mas nenhum se compara a do andarilho. Tanto sucesso, que muitas pessoas ficaram chocadas com essa notícia. Afinal, não se pode negar que Kenshin é uma pessoa muito simpática e luta pelo bem e por seus ideais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titãs - A Vida até Parece uma Festa (O filme da banda)

Viewtiful Joe (anime)

Monk: Um Detetive Diferente (série 8 temporadas)